As tensões geopolíticas marcam o cenário internacional nas últimas 24 horas. O Japão elevou o tom ao alertar que um ataque da China a Taiwan poderia forçar uma ação militar de sua parte. No Oriente Médio, o parlamento de Israel deu um passo controverso ao aprovar em primeira votação a pena de morte para terroristas. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o Senado avança para encerrar a paralisação do governo em meio a uma série de ações do presidente Donald Trump, que incluem um indulto preventivo e ameaças a controladores de voo.
Governo Trump e a crise da paralisação nos EUA
O Senado dos EUA aprovou um projeto para encerrar a paralisação do governo. A proposta agora segue para análise da Câmara dos Deputados. A votação foi considerada crucial para resolver o impasse orçamentário. Durante a crise, o Presidente Donald Trump ameaçou cortar salários de controladores de voo. Ele exige o retorno dos profissionais ao trabalho.
Em outra frente, o Presidente Trump concedeu um indulto preventivo a Giuliani. A medida refere-se a acusações de tentar reverter a derrota eleitoral de 2020. O presidente também ameaçou processar a emissora britânica BBC. Ele exige uma retratação por um discurso editado em um documentário.
Tensões e decisões no Oriente Médio
O parlamento de Israel aprovou em primeira votação a pena de morte para terroristas. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu “mão dura” para garantir o cessar-fogo. A medida de segurança abrange as fronteiras com Gaza e Líbano. O país também recebeu o corpo de um militar morto há 11 anos. O soldado foi vítima de uma emboscada na Faixa de Gaza.
Cenário político na América Latina
O chefe da OEA afirmou que a Venezuela enfrenta um problema de governança. O governo Maduro usa contas falsas no X para desafiar o Presidente Trump. Em contraste, os EUA elogiaram o presidente argentino Javier Milei. O governo americano o chamou de “rockstar do hemisfério”. No Judiciário brasileiro, uma decisão anulou provas da Lava Jato. A medida atendeu parcialmente a um pedido da ex-primeira-dama do Peru.
Disputas e acusações na Ásia
O primeiro-ministro do Japão alertou sobre a segurança regional. Ele afirmou que um ataque da China a Taiwan poderia forçar uma ação militar japonesa. Na península coreana, a Justiça da Coreia do Sul acusou um ex-presidente. Ele é suspeito de colaborar com a vizinha Coreia do Norte.
VEJA TAMBÉM:
Outras notícias internacionais
Na Europa, drones violaram o espaço aéreo da Bélgica. Os equipamentos sobrevoaram uma central nuclear e um aeroporto. No Brasil, um tornado no estado do Paraná ganhou destaque na imprensa internacional. A destruição foi descrita no exterior como “devastadora” e “catastrófica”.
VEJA TAMBÉM:
Conteúdo gerado por inteligência artificial com base em material da Gazeta do Povo, e submetido a revisão factual. Por se tratar de uma tecnologia experimental, podem ocorrer imprecisões. Relate qualquer erro para: [lab@gazetadopovo.com.br].