22.5 C
Brasília
terça-feira, novembro 11, 2025

Little Brazil: o desaparecimento do ‘coração brasileiro’ em Nova York – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Bernie Nunez/GettyImages

Legenda da foto, Milhares de pessoas percorrem a Rua 46, em Nova York, durante o festival de rua Brazil Day, em 5 de setembro de 1999

    • Author, Giulia Granchi
    • Role, Enviada a Nova York da BBC News Brasil

Quando se pensa em bairros de imigrantes em Nova York, é fácil que Chinatown e Little Italy venham à mente. Mas entre as décadas de 1980 e 1990, borbulhava ali também um pedaço do Brasil, concentrado em uma quadra da 46th Street — ou ‘Rua 46’, entre a Quinta e a Sexta Avenida.

O lugar ganhou o apelido — e mais tarde, o nome oficial, com uma placa instalada pela prefeitura, — de Little Brazil (Pequeno Brasil, em português).

A história da 46th Street começou como um caldeirão econômico e cultural. Entre lojas de eletrônicos, joalherias, lojas de discos, restaurantes servindo feijoada e caipirinhas, e até uma agência do Banco do Brasil localizada por perto, o entorno funcionava como uma vitrine da cultura brasileira e como um ponto de encontro para turistas e imigrantes.

Mas hoje já não é tão comum ouvir português brasileiro nas ruas e sentir o cheiro de pão de queijo ou coxinha saindo das cozinhas.

Reportagem do jornal New York Times

Crédito, New York Times Archive

Fases boas e ruins

Em 1984, mesmo antes do quarteirão ganhar o nome oficial de Little Brazil pela prefeitura, os primeiros sinais de declínio já apareciam.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img