Parceria técnica entre as duas capitais prevê intercâmbio de projetos de urbanismo, clima e transporte
Roni_Moreira_Ag.Para
Acessibilidade
As prefeituras de Belém e Paris assinaram nesta quinta-feira (13) um termo de cooperação para desenvolver políticas de urbanismo sustentável, mobilidade e adaptação climática. O acordo foi apresentado durante a preparação de Belém para sediar a COP30.
O acordo reforça a posição das duas capitais na articulação de políticas climáticas e no enfrentamento das desigualdades socioambientais.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, afirmou durante a visita: “Aqui em Belém estou muito contente. Era para mim um sonho de vir aqui. Porque esta cidade está conectada com o mundo inteiro.”
O documento prevê troca de informações, formação de equipes técnicas e aplicação de projetos já utilizados em Paris. Entre eles está o conceito de Cidade para as Pessoas, baseado em mobilidade ativa, redução do fluxo de carros e reorganização do espaço urbano, com modelos como superquadras, cidades de 15 minutos e uso ampliado de calçadas.
O prefeito de Belém, Igor Normando, disse que a cooperação inclui a revisão de propostas da cidade com apoio de especialistas franceses. “Seja de experiências, seja também de profissionais para que a gente possa melhorar os projetos da cidade. A prefeita é uma referência no que diz respeito a cidades caminháveis, cidades arborizadas e resilientes. E uma referência também em urbanismo sustentável.”