23.5 C
Brasília
segunda-feira, novembro 17, 2025

Leilão de objetos do Holocausto na Alemanha é cancelado após repercussão negativa

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Um leilão de objetos relacionados ao Holocausto que seria realizado na Alemanha foi cancelado após ter gerado muitas críticas no país e na Polônia.

Segundo informações da agência Reuters, mais de 600 lotes de objetos seriam leiloados pela casa de leilões Felzmann, localizada em Neuss, cidade no oeste da Alemanha.

Os itens incluíam cartas de prisioneiros de campos de concentração escritas para familiares e fichas da Gestapo (polícia política da Alemanha nazista), em um leilão que teria o título “O Sistema do Terror”.

Neste domingo (16), a lista de informações sobre o leilão já não estava mais disponível no site da Felzmann, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O Comitê Internacional de Auschwitz, um grupo de sobreviventes do Holocausto com sede em Berlim, havia criticado o leilão em comunicado divulgado no sábado (15).

“Para as vítimas da perseguição nazista e os sobreviventes do Holocausto, este leilão é uma empreitada cínica e vergonhosa que os deixa indignados e sem palavras”, disse Christoph Heubner, vice-presidente executivo do grupo.

No X, Radoslaw Sikorski, ministro das Relações da Polônia, disse neste domingo que conversou com seu homólogo na Alemanha, Johann Wadephul, e que este lhe confirmou o cancelamento do leilão.

“A memória das vítimas do Holocausto não é uma mercadoria e não pode ser negociada comercialmente. A diplomacia polonesa apela pela devolução dos objetos ao Museu de Auschwitz-Birkenau”, disse, citando a instituição com sede na Polônia.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img