O cometa interestelar 3I/Atlas está de passagem pelo Sistema Solar, que poderá ser acompanhada em uma transmissão ao vivo na madrugada desta quarta-feira (19), realizada pelo The Virtual Telescope Project. O objeto celeste tem chamado a atenção e gerado teorias nas redes sociais.
Identificado em julho pelo Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS) da NASA, instalado no Chile, este raro cometa se aproximou do Sol em outubro, quando astrônomos detectaram emissões de rádio vindas dele. O fenômeno resultou em especulações sobre uma possível origem alienígena.
Objeto natural ou artificial?
Com características diferentes, o visitante interestelar possui coma (nuvem de poeira ao redor do núcleo) brilhante e formada por uma concentração de dióxido de carbono jamais encontrada nos cometas. Ele também libera níquel, geralmente associado a asteroides.
- O objeto ainda apresentou uma espécie de anti-cauda em determinados momentos, surgiu em uma trajetória estranha e emitiu os já citados sinais de rádio;
- Todas essas características levaram a especulações de que o cometa seria um objeto artificial, mais especificamente uma nave alienígena, hipótese levantada pelo pesquisador Avi Loeb;
- O controverso astrofísico chegou a compará-lo com o Oumuamua, outro corpo celeste interestelar que passou pelo Sistema Solar;
- Porém, astrônomos descartaram essa possibilidade, afirmando não existir evidências e apontando que todos os corpos celeste emitem ondas de rádio como as detectadas agora.
Questionado no videocast Joe Rogan Experience sobre o acesso a relatórios secretos do cometa, Elon Musk negou. “Se eu souber de qualquer evidência de alienígenas, eu virei ao seu programa revelar”, comentou o bilionário, em tom de brincadeira.
Embora não existam muitas informações do objeto celeste, acredita-se que ele tenha vindo de um aglomerado de estrelas de 8 bilhões de anos. Trata-se do terceiro cometa interestelar identificado até o momento — vem daí o seu nome — após Oumuamua, em 2017, e Borisov, em 2019.
Como observar o cometa 3I/Atlas ao vivo?
A passagem do cometa 3I/Atlas pode ser acompanhada pelo site The Virtual Telescope Project. A transmissão ao vivo está marcada para começar à 1h15 (horário de Brasília) nesta quarta-feira (19), com imagens geradas por telescópios na Itália, se as condições climáticas permitirem.
Quem possui telescópio apropriado pode tentar observá-lo por conta própria, mirando o equipamento para áreas acima do horizonte leste, entre as estrelas da constelação de Virgem, horas antes do amanhecer. Segundo o site Space.com, o cometa interestelar ficará visível até o final de novembro.
Gosta de acompanhar os eventos astronômicos? O que pensa sobre o cometa 3I/Atlas? Comente nas redes sociais do TecMundo.