19.5 C
Brasília
quarta-feira, novembro 26, 2025

Uma Pequena Destilaria, Numa Pequena Cidade, Produziu o Melhor Uísque de Centeio do Mundo

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img


GrainHenge_Divulg

GrainHenge Arrowwood Rye, eleito o Melhor Rye no World Whiskies Awards de 2025

Acessibilidade








Red Deer é uma cidade canadense com pouco mais de 100 mil habitantes. Ainda assim, uma destilaria local produziu o melhor rye whiskey do mundo.

A GrainHenge Arrowwood foi eleito o Melhor Rye no World Whiskies Awards 2025. O World Whiskies Awards escolhe o melhor rye de cada país, e depois os vencedores nacionais são avaliados entre si.

O melhor entre esses melhores recebe o título de World’s Best Rye. GrainHenge foi o Melhor Rye Canadense e superou uísques de centeio dos Estados Unidos, Irlanda, Austrália, Dinamarca, Países Baixos, Inglaterra, França, Alemanha, Escócia, Espanha e Suécia para conquistar o prêmio máximo.

Como eles fizeram isso?

A equipe por trás da GrainHenge já está acostumada ao sucesso. GrainHenge é a marca de uísque “irmã” da cervejaria Troubled Monk que, em 2016, conquistou a medalha de prata na categoria American brown ale na World Beer Cup, considerada a maior competição de cerveja do mundo, com a Open Road American Brown Ale.

Não é coincidência que a Troubled Monk tenha recebido o prêmio por um estilo de cerveja em que o malte é protagonista. Red Deer, onde ficam a Troubled Monk e a GrainHenge, está no coração do cinturão de cevada da América do Norte.

Alberta produz mais cevada do que todos os Estados Unidos, e grande parte dessa produção vem da região em torno da cidade, localizada na parte central da província.

“Nós nascemos como cervejeiros artesanais”, disse Charlie Bredo, presidente e cofundador da GrainHenge e da Troubled Monk, em entrevista por telefone. “Começamos a GrainHenge quando percebemos que tínhamos uma grande oportunidade de fazer um ótimo whiskey com o nosso conhecimento de grãos e de cerveja.

A Troubled Monk tem histórico de experimentação com malte, trabalhando com novas variedades de cevada e maltarias locais para testar grãos, incluindo o estudo de terroir.

Esse conhecimento profundo dos ingredientes da produção cervejeira foi a arma secreta da GrainHenge na criação de um uísque de classe mundial.

O próprio nome GrainHenge é uma homenagem aos silos de grãos que antes marcavam a paisagem de Alberta. Cada produto GrainHenge recebe o nome de um antigo silo de grãos.

“O uísque carrega muita tradição”, disse Bredo. “Nós meio que dissemos: ‘Vamos tirar as luvas e adotar uma abordagem criativa para o whiskey’.”

“Arrowwood é feito com 100% de centeio. Isso é menos comum do que muita gente imagina”, explicou Garret Haynes, mestre destilador da GrainHenge, que também produziu a cerveja da Troubled Monk que conquistou a medalha na World Beer Cup, em mensagem enviada por e-mail. “Usamos uma mistura de centeio em flocos e centeio maltado. Sinto que obtenho sabores diferentes de cada um deles, e eles parecem se comportar de forma um pouco distinta na sala de brassagem.”

“Nós clarificamos o mosto para obter um wort límpido, assim não fermentamos em contato com o grão”, afirmou Haynes. “Também deixamos a fermentação ocorrer um pouco mais fria e lenta do que em muitos outros worts. O próprio wort tem um sabor agradável, com notas condimentadas e uma leve acidez. Já testamos uma grande variedade de barris para o nosso rye, o que nos dá muitas ferramentas na hora de selecionar os barris que serão usados nos cortes de cada lote.”

Por que eles fizeram isso

“O uísque canadense é conhecido por não ser a bebida destilada mais intensa em sabor”, disse Bredo. “Então pegamos o rye canadense tradicional e o transformamos em algo saboroso e único. Aproveitamos o que mais apreciamos nos whiskeys produzidos ao redor do mundo e estamos fazendo um whiskey canadense melhor.”

Em 2015, o Crown Royal Northern Harvest Rye foi eleito World Whisky of the Year, feito repetido em 2021 por outro whiskey de centeio canadense, o Alberta Premium Cask Strength. Alguns especialistas do setor de whiskey afirmam que o whiskey canadense é a próxima grande tendência.

GrainHenge Arrowwood se soma a esse movimento de destilarias canadenses que vêm conquistando reconhecimento internacional, embora a GrainHenge seja, de longe, a menor destilaria a conseguir essa façanha. Crown Royal pertence à Diageo, enquanto Alberta Premium é propriedade da Suntory Global Spirits.

Cada lote de Arrowwood é limitado a entre 200 e 500 garrafas. Por causa do prêmio internacional, o uísque está esgotado no momento. Mas lançamentos futuros estarão disponíveis apenas nas melhores lojas de bebidas de Alberta ou no site da GrainHenge, por aproximadamente 125 dólares canadenses (R$ 470 na cotação atual).

“Este não é o whiskey canadense do seu avô”, afirmou Bredo. “É novo. É intenso. É cheio de sabor.”



[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img