18.5 C
Brasília
segunda-feira, novembro 24, 2025

Bolsonaro: filhos agem ‘no limite’ para manter bolsonarismo vivo em 2026, diz analista – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, REUTERS/Mateus Bonomi

Legenda da foto, Convocação de vigília por Flávio foi citada por Moraes para determinar prisão preventiva de Bolsonaro

    • Author, Vitor Tavares
    • Role, Da BBC News Brasil em São Paulo

As ações dos filhos de Jair Bolsonaro — Eduardo e Flávio — foram fundamentais para determinar tanto a prisão temporária do ex-presidente, em agosto, quanto a preventiva, no sábado (22/11), segundo as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mas, ao mesmo tempo que a atuação dos dois tem agravado a situação jurídica de Bolsonaro, ela também tem sido uma maneira de a família tentar manter o bolsonarismo vivo e dominante no debate para as eleições de 2026, avalia o analista político Creomar de Souza.

“A grande necessidade do bolsonarismo para 2026 é fazer com que a eleição seja um plebiscito sobre Jair Bolsonaro. E como se faz a eleição ser um plebiscito sobre Jair Bolsonaro? Mantendo ele no foco do debate político o tempo todo”, analisa o sócio-fundador da consultoria Dharma e professor da Fundação Dom Cabral.

Souza avalia que uma parte essencial do bolsonarismo é parecer ser “antissistema” — e, para isso, é preciso desafiar as instituições o tempo inteiro.

“É a colocação do Bolsonaro nessas situações difíceis que mantém o bolsonarismo vivo na ideia de que sofre injustiças, de que é perseguido, de que há uma grande conspiração para livrá-lo do jogo.”

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img