27.5 C
Brasília
domingo, novembro 30, 2025

Investimentos alternativos no Brasil avançam devagar, mas crise gera oportunidades

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Para investidores de private equity, os momentos de turbulência na economia são, paradoxalmente, quando surgem as melhores oportunidades. Patrice Etlin, managing partner da Advent International, recorda alguns exemplos emblemáticos, de negócios fechados no Brasil

“Compramos o Walmart no meio da greve dos caminhoneiros, a Copenhagen com todas as lojas fechadas na pandemia, a CETIP na semana em que o Lehman Brothers quebrou. Você tem que se isolar do barulho macroeconômico”, disse Etlin, na última quinta-feira (27), durante participação no Annual Meeting da XP Asset, em São Paulo.

Segundo Etlin, o sucesso de fundos de longo prazo depende menos do cenário macro e mais da capacidade de identificar empresas com potencial sólido, aplicar estratégias de crescimento e consolidar operações.

Continua depois da publicidade

“O Brasil pode estar crescendo 4%, caindo 8%… esse barulho a gente tem que isolar. Olhamos o fundamento da empresa naquele segmento e o que podemos fazer para ela crescer, de maneira orgânica ou por aquisições. Esse é o ponto onde se consegue performar consistentemente ao longo de décadas.”

— Patrice Etlin

Controle sobre os investimentos

O executivo ressalta ainda a importância de ter controle sobre os investimentos, seja por participação acionária majoritária ou por mecanismos de governança que permitam implementar planos de criação de valor.

Muitas vezes, isso inclui substituir CEOs ou profissionais-chave para profissionalizar empresas familiares ou carve-outs (operações em que uma empresa separa uma de suas unidades de negócios ou ativos e os transforma em uma empresa independente) de multinacionais.

Tania Chocolat, managing director do CPP Investments, acrescenta que o foco não está apenas na engenharia financeira, mas em ajudar empresas a expandir e capturar oportunidades de mercado, mesmo diante de restrições de liquidez.

“É sobre crescimento sustentável e consolidação de mercados, não apenas sobre aproveitar o ciclo econômico.”

O painel destacou ainda que, apesar das turbulências, o mercado de investimentos alternativos no Brasil ainda oferece espaço para expansão, com oportunidades de crescimento de capital e de penetração de mercado, que seguem abaixo de padrões de países como Estados Unidos e Canadá.

Para investidores menos experientes, Etlin recomenda paciência e resiliência: “Às vezes, a saída ideal para o fundo não coincide com o momento de maximizar o resultado da operação. É preciso esperar o momento certo, criar valor e entender que o retorno virá com o tempo.”

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img