Você sabia que Stranger Things não é uma série puramente de ficção? Poucas pessoas sabem, mas a trama criada pelos irmãos Duffer é inspirada nos acontecimentos por trás do Projeto MKUltra, uma operação da CIA que começou lá na década de 1950.
Este projeto secreto é tão assustador como parece, envolvendo uma suposta tentativa de controle mental, com um toque de teoria da conspiração. Como a série da Netflix está retornando para a sua quinta e última temporada, é hora de entender melhor essa história, o que vai te ajudar a ter uma visão diferente de todos os acontecimentos da trama.
O Minha Série trouxe, então, todas as informações que você precisa para entender melhor o que foi o Projeto MKUltra e como ele se relaciona com Stranger Things. Confira!
- O Projeto MKUltra realmente existiu…
- … mas o Projeto Montauk ainda é teoria da conspiração;
- As pessoas cobaias eram drogadas submetidas à tortura;
- O objetivo era tornar as pessoas capazes de controlar a mente;
- Ambos os projetos inspiraram a série da Netflix.
Projeto MKUltra: o que era?
Em 1953, a CIA lançou um programa secreto de controle mental que tinha como objetivo desenvolver técnicas para vencer os inimigos, o que aconteceria nas batalhas da Guerra Fria. Então, por meio da experimentação humana, os agentes buscavam formas de enfraquecer seus adversários, os obrigando a revelar informações sigilosas.
Obviamente, muitas das táticas usadas pelo governo estadunidense eram ilegais, como o uso de cobaias involuntárias tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. Esses experimentos aconteciam em mais de 80 instituições, entre universidades, hospitais e até presídios. O caso foi tão surreal que, durante o escândalo Watergate, a CIA destruiu muitos dos arquivos do projeto, mas mesmo assim, em 2001, algumas informações foram divulgadas.
Na verdade, o MKUltra foi apenas a continuação de um experimento que começou lá na Segunda Guerra Mundial, em instituições japonesas e campos de concentração nazistas. Os documentos da CIA revelam que os métodos de tentativa de controle mental usados eram químicos, biológicos e radiológicos. Logo, para avaliar os estados mentais das cobaias, eles eram expostos a altas doses de drogas psicoativas, como o LSD.
)
Uma vez drogados, os participantes eram interrogados para revelarem os segredos que sabiam, e muitas vezes também passavam por métodos de tortura como privação sensorial, hipnose, eletrochoque e abuso. Toda essa experimentação com drogas chegou a receber outros codinomes, como Projeto Bluebird e Operação Midnight Climax.
E como o MKUltra inspirou Stranger Things?
Em Stranger Things, o Laboratório Nacional de Hawkins foi uma das instituições participantes do projeto MKUltra, e por meio de flashbacks vemos que Terry, a mãe de Eleven, foi uma das voluntárias. Durante os experimentos, ela foi submetida ao uso de drogas psicodélicas e da tortura de privação sensorial.
Como ela não sabia que estava grávida, Dr. Brenner sequestrou o bebê assim que ele nasceu. Eleven, ou Jane, nasceu com habilidades telepáticas e telecinéticas, o que só aconteceu porque a mãe foi exposta ao LSD durante a gravidez. Então, a protagonista e outras crianças passaram a fazer parte de uma nova operação chamada Projeto Indigo, e seus experimentos abriram o portal para o Mundo Invertido.
Além do MKUltra, outro projeto inspirou os eventos de Stranger Things: o Projeto Montauk, uma teoria da conspiração que, supostamente, acontecia em Nova York. Nele, os experimentos envolviam métodos de guerra psicológica, pesquisas sobre viagem no tempo, teletransporte e, claro, controle mental.
O que aconteceu com o verdadeiro MKUltra?
O projeto durou 20 anos, chegando ao fim oficialmente em 1973, e como grande parte dos registros foram destruídos, não se sabe com precisão quantas pessoas foram usadas de cobaia nos experimentos, tampouco quantas morreram. O que se sabe é que apenas adultos participaram, mas existem alguns relatos, sem prova, de que crianças também estiveram envolvidas.
A parte 1 da quinta e última temporada de Stranger Things já está disponível na Netflix.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!