23.5 C
Brasília
segunda-feira, dezembro 1, 2025

Agenda do dia: Discursos de Galípolo e Powell são destaque

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Os investidores devem acompanhar os discursos do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell.

Veja os destaques desta segunda-feira:

FGV divulga IPC-S da quarta quadrissemana de novembro – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da quarta quadrissemana de novembro. O IPC-S da terceira quadrissemana de novembro de 2025 subiu 0,23% e acumula alta de 3,98% nos últimos 12 meses.

FGV informa Índice de Confiança Empresarial de novembro – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) informa, às 8h, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) de novembro. Na leitura anterior, o ICE ficou praticamente estável em outubro, ao recuar 0,1 ponto, para 89,5 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice segue com tendência de queda, com um recuo de 0,7 ponto. Em outubro, o Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) recuou 0,5 ponto, registrando 92,8 pontos. O Índice de Expectativas Empresariais (IE-E), por sua vez, avançou 0,3 ponto no mês, atingindo 86,2 pontos, interrompendo a sequência de quatro quedas seguidas.

BC divulga boletim Focus da semana – O Banco Central (BC) divulga, às 8h25, o Boletim Focus da semana encerrada em 28 de novembro. A mediana das projeções dos economistas do mercado para a inflação oficial brasileira em 2025 recuou de 4,46% para 4,45%. Para 2026, a mediana das expectativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 4,20% para 4,18%, para 2027, seguiu em 3,80% pela terceira semana seguida e, para 2028, continuou em 3,50%, também pela terceira semana seguida. Para a taxa básica de juros (Selic), a mediana das estimativas manteve-se em 15% no fim de 2025, pela 22ª semana seguida; caiu de 12,25% para 12% no fim de 2026 após 8 semanas seguidas inalterada, seguiu em 10,50% em 2027 pela 41ª semana e, para 2028, caiu de 10% para 9,75% após 47 semanas estável. A mediana das projeções para o crescimento da economia brasileira em 2025 se manteve em 2,16% pela quarta semana seguida. Para 2026, a mediana das expectativas para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) continuou em 1,78%, também pela quarta semana, para 2027, permaneceu em 1,88% pela segunda semana e, para 2028, seguiu em 2% pela 89ª semana seguida. A mediana das projeções dos economistas do mercado para o dólar no fim de 2025 se manteve em R$ 5,40. Para 2026, a mediana das expectativas para a moeda americana se manteve em R$ 5,50, mesmo valor estimado para 2027 e 2028.

S&P Global anuncia PMI industrial do Brasil de novembro – A S&P Global anuncia, às 10h (de Brasília), o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do Brasil de novembro. O PMI subiu de 46,5 em setembro para 48,2 em outubro, permanecendo abaixo da marca de 50,0, que indica contração, mas sinalizando uma deterioração mais suave e apenas moderada.

BC fará leilões de swap cambial tradicional – O Banco Central dará início à rolagem dos contratos de swap cambial com vencimento em 2 de janeiro de 2026. O BC poderá alterar o lote ofertado a cada dia, ou mesmo acatar propostas em montante inferior à oferta, conforme as condições de demanda pelo instrumento.

S&P Global apresenta PMI industrial dos EUA de novembro – A S&P Global apresenta, às 11h45 (de Brasília), o dado final do índice de gerentes de compras (PMI) industrial dos EUA de novembro. A leitura anterior foi de 52,5. As expectativas de consenso são 51,9.

ISM publica atividade industrial dos EUA de novembro – O Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) publica, às 12h (de Brasília), o índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial dos EUA de novembro. A leitura anterior foi de 48,7, com estimativa de 48,6.

Presidente do Federal Reserve profere discurso em evento – O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, profere discurso e participa de painel, às 22h (de Brasília), em evento sobre o legado de George Shultz, ex-secretário de Estado e do Tesouro dos EUA, falecido em 2021. O evento será na Universidade de Stanford, na Califórnia.

CPMI do INSS colhe depoimento de Sandro Temer de Oliveira – A CPMI do INSS agendou reunião, às 16h, para colher o depoimento de Sandro Temer de Oliveira, empresário ligado a duas associações apontadas como integrantes do esquema de descontos ilegais contra aposentados e pensionistas. Ele foi preso pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto.

Galípolo profere palestra em evento da XP em São Paulo – O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, estará em São Paulo pela manhã e, às 10h, profere palestra no XP Fórum Político & Macro 2025, promovido pela XP Investimentos. À tarde, terá agenda de despachos internos em Brasília.

Diretor do BC terá audiências com Anbima e ABBC – O diretor de Regulação do Banco Central, Gilneu Vivan, terá, às 14h30, audiência, por videoconferência, com Eric Altafim, diretor; Erika Lacreta, gerente executivo de negociação e estruturação de mercado de capitais; Rafael Kapaz, vice-presidente do fórum de negociação, e Tatiana Itikawa, superintendente de representação de mercados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e da Capitais (Anbima), em Brasília, sobre assuntos de regulação. Às 17h, terá audiência, por videoconferência, com Leandro Vilain, diretor presidente executivo; Everton Gonçalves, diretor de economia, regulação e produtos; Paulo Augusto Luz, membro do conselho de administração, e Edgard de Souza, diretor técnico de tesouraria e captação da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em Brasília, sobre assuntos de regulação. Nilton David (Política Monetária) terá, às 15h, audiência com Bruno Serra, gestor de Recursos do Itaú Asset Management, no Banco Central, em São Paulo, para tratar de assuntos institucionais. Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos) participa, às 8h, por videoconferência, do 4th Brics, Brazil Finance and Central Bank Deputies (FCBD) meeting, em São Paulo. Às 11h, terá audiência com representantes do Safra Asset Management, para tratar de assuntos de conjuntura econômica, também em São Paulo. Os demais diretores têm agenda de despachos internos.

Mercadante tem reunião com executivos da Latam – O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, terá, às 14h, reunião com executivos da Latam Airlines Brasil, no Rio de Janeiro. Participam Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidadel; Ricardo Bottas e Bruno Alessio, CFO da Latam. De manhã, às 10h, participa da abertura do Seminário do PT e da Fundação Perseu Abramo sobre o tema: “O PT e a Segurança Pública”, também no Rio.

— Foto: Unsplash

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img