20.5 C
Brasília
quinta-feira, dezembro 4, 2025

Rio de Janeiro: o que revela o novo mapa das facções e milícias da região metropolitana – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Rio de Janeiro é a cidade fluminense com a maior proporção de territórios e população dominados ou influenciados por grupos armados

    • Author, Carol Castro
    • Role, Do Rio de Janeiro para a BBC News Brasil

Pelo quinto ano seguido, as milícias perderam espaço e poder na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Entre 2019 e 2024, deixaram de dominar 359 mil pessoas – uma queda de quase 18%.

A retração também aparece no território, a partir de 2020: a área sob controle ou influência miliciana passou de 246,4 km² para 201,2 km².

O enfraquecimento recente das milícias provocou uma leve redução no alcance das organizações criminosas na região metropolitana do Rio.

Nos últimos cinco anos, houve uma queda de 5,5% no total de moradores sob algum tipo de domínio, direto ou indireto. Mais de 200 mil pessoas deixaram de viver sob a regra dos grupos armados.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img