24.5 C
Brasília
segunda-feira, dezembro 8, 2025

Lando Norris Conquista Título e Leva McLaren ao ano Perfeito na F1

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img


NurPhoto/Getty Images

Lando Norris, da McLaren, durante a corrida de Fórmula 1 em Abu Dhabi

Acessibilidade








O piloto da McLaren Lando Norris comemorou seu primeiro título de Fórmula 1 neste domingo (7) ao encerrar o reinado de quatro anos de Max Verstappen, garantindo a taça com um tenso terceiro lugar no Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Verstappen, que venceu mais corridas que qualquer outro piloto na temporada (oito), fechou o ano no topo do pódio ao vencer a prova, seguido por Oscar Piastri, também da McLaren. O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou em 11º. No campeonato, Bortoleto, que correu a sua primeira temporada, terminou em 19º lugar, atrás apenas de outros dois pilotos.

Norris, agora o 11º britânico a conquistar um título mundial de Fórmula 1, terminou o campeonato com 423 pontos, superando por pouco os 421 de Verstappen e os 410 de Piastri.

A McLaren, que já havia assegurado o campeonato de construtores em outubro pelo segundo ano consecutivo, encerrou 2026 conquistando ambos os títulos na mesma temporada pela primeira vez desde 1998.

Como foi a prova

Norris largou em segundo no GP de Abu Dhabi. O britânico entrou na corrida sabendo que um lugar no pódio seria suficiente para conquistar o campeonato. Logo na primeira volta, porém, uma manobra agressiva de Piastri o empurrou para terceiro. Depois, Norris ainda enfrentou pressão de Charles Leclerc, da Ferrari, tráfego após o primeiro pit stop e um duelo roda a roda com Yuki Tsunoda, da Red Bull.

Apesar dos ataques, o piloto da McLaren manteve o controle e cruzou a linha de chegada em terceiro, resultado que garantiu seu primeiro título mundial. Verstappen venceu a prova, com Piastri em segundo, ambos em atuações sólidas.

A temporada terminou com apenas dois pontos separando Norris de Verstappen na classificação, diferença definida pelos 10 pontos obtidos no circuito de Yas Marina. Piastri fechou o ano 11 pontos atrás do campeão.

Leclerc terminou em quarto, cerca de sete segundos atrás de Norris. George Russell (Mercedes) veio em quinto, seguido pelo Aston Martin de Fernando Alonso e pelos carros de Haas e Ferrari, guiados por Esteban Ocon e Lewis Hamilton, que disputaram posições ao longo da corrida.

Nico Hülkenberg (Kick Sauber) também ganhou terreno e completou sua 250ª corrida em nono lugar. Lance Stroll fechou a zona de pontuação em décimo, mesmo após uma punição por condução irregular.

Ollie Bearman recebeu uma penalidade por mudança excessiva de direção em disputa com Stroll e terminou em 12º, atrás do brasileiro Gabriel Bortoleto. Carlos Sainz foi o 13º com a Williams. Tsunoda caiu para 14º após punição de cinco segundos por seu comportamento defensivo contra Norris em um trecho da prova.

Kimi Antonelli (Mercedes) veio em seguida, seguido por Alex Albon (Williams), penalizado por exceder o limite de velocidade no pit lane, e pelos pilotos da Racing Bulls, Isack Hadjar e Liam Lawson — o primeiro afetado por uma parada antecipada e o segundo punido por toque em Bearman.

A Alpine encerrou a corrida nas últimas posições, com Pierre Gasly à frente de Franco Colapinto, ambos também impactados por punições por exceder os limites da pista.



[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img