Siga o Olhar Digital no Google Discover
Uma frente fria avança pelo Brasil nesta segunda-feira (15), o que deve afetar o clima em várias regiões. A combinação entre esse sistema, áreas de baixa pressão e o excesso de calor e umidade cria um cenário favorável para chuvas fortes e temporais, especialmente no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste do país.
Na prática, o início da última semana da primavera deve ter cara de verão instável. Em alguns pontos, a chuva vem acompanhada de rajadas intensas de vento, risco de granizo e volumes elevados em pouco tempo. Em outros, as pancadas aparecem de forma mais localizada, mas ainda exigem atenção.
Como uma frente fria deve reorganizar o clima no Brasil nesta semana
A frente fria que avança pelo Sul atua como gatilho para a formação de nuvens carregadas. Ao mesmo tempo, o ar quente e úmido que sobe do Norte do país funciona como combustível.
O resultado é um mapa do Brasil marcado por instabilidade ampla, com temporais mais intensos no Centro-Sul e chuva mais irregular no Norte e no Nordeste.
Sul
Na região, o destaque é o Rio Grande do Sul, que entra em estado de atenção. O tempo fica instável em grande parte do estado, com tempestades, possibilidade de granizo e rajadas de vento entre 80 e 100 km/h.
Os acumulados de chuva podem chegar a 60 mm em 24 horas, com picos de até 100 mm em áreas como a região das Missões e a Grande Porto Alegre.
Em Santa Catarina e no Paraná, o calor ainda aparece. Mas as pancadas ganham força principalmente no oeste dos dois estados, enquanto o leste tende a ter chuva mais fraca.
Sudeste
A instabilidade se espalha pela região ao longo do dia. As pancadas atingem a metade sul e o oeste de São Paulo, avançam sobre Minas Gerais e alcançam também o Rio de Janeiro, ganhando intensidade à tarde.

A chuva pode ser moderada a forte, com risco de temporais em vários pontos. Apesar da instabilidade, o calor ainda aparece em parte da região, antes de uma queda mais significativa de temperatura nos próximos dias, especialmente em São Paulo.
Centro-Oeste
A atuação de uma baixa pressão sobre o Paraguai reforça a instabilidade na região, sobretudo em Mato Grosso do Sul.
A chuva ganha força ao longo do dia também em Mato Grosso e Goiás, com pancadas moderadas a fortes e risco de temporais, principalmente no território sul-mato-grossense.
Mesmo com a chuva, o calor segue predominando, o que ajuda a manter o tempo abafado.
Nordeste
O cenário é mais irregular no Nordeste. A maior parte da região segue com tempo mais firme, mas algumas áreas fogem à regra.
Maranhão, oeste e interior do Piauí e oeste da Bahia podem registrar chuva moderada a forte em momentos pontuais, sem afastar completamente o risco de temporais isolados.
Leia mais:
Norte
As pancadas continuam frequentes no Norte. Há previsão de chuva moderada a forte no Amazonas, no oeste e sul do Pará, no norte de Rondônia e em grande parte do Amapá, com risco de temporais isolados.
No Acre, em Tocantins e no sul de Roraima, a chuva tende a ser mais moderada. Já no leste e nordeste do Pará, a precipitação é mais fraca. Mas o calor elevado mantém a sensação de abafamento.
(Essa matéria usou informações de Climatempo e CNN Brasil.)