25.5 C
Brasília
quarta-feira, dezembro 17, 2025

Lenovo lança workstations ThinkStation P2, P3, PGX e ThinkPad P16v com GPUs NVIDIA Blackwell

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

A Lenovo anunciou a chegada de quatro novas workstations para o mercado brasileiro: são elas os desktops ThinkStation P2, ThinkStation P3, ThinkStation PGX e a workstation mobile ThinkPad P16v. Esses produtos, que passam a ter fabricação nacional (exceto PGX), são voltados para empresas e profissionais que buscam maior desempenho para tarefas de processamento de dados, inteligência artificial ou outros serviços que exigem grande capacidade computacional.

E o que diferencia essas workstations de outros computadores da Lenovo (ou daquele PC Gamer que você tem em casa)? Bem, a configuração de hardware desses equipamentos é preparada para o uso de programas profissionais, como AutoCAD, Blender, DaVinci Resolve ou Adobe After Effects.

Desempenho máximo em IA com a ThinkStation P3

A ThinkStation P3 é o topo de linha dos lançamentos com fabricação local. Essa workstation tem entre as suas opções de configuração o uso de uma GPU NVIDIA RTX PRO™ 6000 Blackwell, lançada no meio deste ano. A GPU possui 96 GB de memória do tipo GDDR6, com uma largura de banda total de 1.792 GB/s.  

A NVIDIA RTX PRO™ 6000 Blackwell possui ainda um TOPS de IA de 4.000. TOPS é a sigla para “trilhões de operações por segundo”, a unidade de medida que se refere ao desempenho de um computador na realização de cálculos.  

Assim, com 4.000 TOPS de IA, os usuários da ThinkStation P3 podem rodar localmente o Copilot, IA da Microsoft, para a realização de tarefas mais complexas, sem necessidade de utilizar a nuvem. E se o seu software profissional possui um recurso de IA, esse alto valor de TOPS também é uma mão na roda. Exemplos de inteligência artificial integrada a softwares profissionais são o Autodesk AI e o Adobe Firefly.

A arquitetura Blackwell é a mais recente tecnologia da NVIDIA para GPUs, trazendo diferentes recursos para tarefas de inteligência artificial e HPC (sigla em inglês para Computação de Alto Desempenho). Entre esses recursos está a 5ª geração de Tensor Cores. Os Tensor Cores são desenvolvidos para extrair o máximo de desempenho das IAs sem depender de processamento via nuvem.

As novas GPUs da NVIDIA usadas para IA também trazem recursos conhecidos do segmento gamer, como o ray tracing. Essa tecnologia cria uma iluminação mais realista para animações. O ray tracing da NVIDIA chega a sua quarta geração na arquitetura Blackwell.

ThinkStation P2: potência com melhor preço

A ThinkStation P2 está posicionada logo abaixo da P3, trazendo também uma grande capacidade de processamento. A configuração máxima de aceleradora para a ThinkStation P2 é uma combinação de duas NVIDIA RTX PRO™ 2000 Blackwell.

Essa GPU traz 16 GB de memória do tipo GDDR7, com uma largura de banda de memória de 288 GB/s. O TOPS para tarefas de IA é de 545 (1.090 TOPS de IA quando as duas estão combinadas). Essa quantidade também é o bastante para rodar localmente determinadas ações com inteligências artificiais.

ThinkStation PGX: workstation compacta com grande desempenho

A ThinkStation PGX, uma estação de trabalho compacta e pessoal para desenvolvedores de IA. Ideal para pesquisadores e desenvolvedores, cientistas de dados, profissionais, estudantes e engenheiros de aplicativos que precisam de uma solução de IA compacta, poderosa e pronta para uso imediato.  

A ThinkStation PGX é uma fácil de ser transportada e instalada em qualquer espaço – basta um monitor e um cabo de rede. Essa workstation é a primeira da Lenovo a usar um superchip com a arquitetura NVIDIA Grace Blackwell. A CPU é própria da NVIDIA e conta com 20 núcleos Arm da arquitetura Grace, enquanto a GPU é desenvolvida com a tecnologia Blackwell.

O desempenho da ThinkStation PGX para IA é de até 1 PFLOP (um quadrilhão de operações por segundo). A memória RAM é de 128 GB, com 273 GB/s de largura de banda.

A ThinkStation PGX também pode ser combinada com outra workstation Lenovo ou com outra PGX através da tecnologia ConnexctX-7® da NVIDIA. Nesse modo de uso você pode ter um desempenho ainda maior com o seu equipamento, já que as tarefas de IA e outros processamentos pesados são compartilhados com as outras workstations.

ThinkPad P16v combina mobilidade e alto desempenho

A ThinkPad P16v une a capacidade de processamento de uma workstation com a mobilidade nativa dos notebooks. A P16v, que chega a sua terceira geração, tem entre suas três opções de GPUs a NVIDIA RTX Pro™ 2000 Blackwell (as outras são a NVIDIA RTX PRO™ 1000 e NVIDIA RTX™ PRO 5000), com 8 GB de memória GDDR7 e desempenho de 572 TOPS.

Ainda que tenha uma capacidade TOPS menor que a ThinkStation P3, a ThinkPad P16v traz a facilidade de transporte para profissionais liberais que se deslocam regularmente ou que podem trabalhar de qualquer lugar. Ou mesmo para empresas, a escolha de um laptop workstation pode funcionar. Afinal, o colaborador pode levar a ThinkPad P16v para os espaços de reunião.

As três workstations contam com várias opções de sistema operacional: Windows 11 (Pro, Home, Home Single Language ou IoT Enterprise para a ThinkStation P3), Ubuntu Linux ou Red Hat Enterprise Linux 10. A ThinkStation P2 também é vendida sem sistema operacional pré-instalado, permitindo que a empresa ou profissional instale o SO de sua preferência.

Para mais informações, acesse lenovo.com ou ligue 0800 536 4040. 

info

Conteúdo patrocinado produzido pelo TecMundo.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img