26.5 C
Brasília
terça-feira, dezembro 23, 2025

Preços de PCs devem subir até 8% em 2026 por crise de RAM, projeta consultoria

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Os computadores podem ficar até 8% mais caros em 2026 por causa da escassez dos chips de memória, que começou a ser sentida pelo mercado global neste final de 2025 e deve causar impactos até 2027, pelo menos. A projeção é da International Data Corporation (IDC).

Em relatório divulgado na semana passada, a consultoria previu, também, um cenário não muito otimista para os smartphones, principalmente aqueles alimentados pelo sistema operacional Android, igualmente por causa da crise de memória RAM. Os modelos mais baratos devem sofrer os maiores aumentos.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Computadores e celulares mais caros em 2026

De acordo com a IDC, há dois cenários potenciais para os computadores no próximo ano. No mais moderado, as vendas de PCs devem recuar 4,9% nos próximos 12 meses, enquanto no mais pessimista, a queda chegaria a 8,9% se as restrições atuais persistirem até o início de 2026.

  • Em relação aos preços médios dos computadores, o cenário moderado indica aumentos variando de 4% a 6%, e no mais pessimista os valores aumentariam entre 6% e 8%;
  • A consultoria projeta um impacto maior nos modelos com IA, como os PCs Copilot+ da Microsoft, que exigem mais quantidade de RAM;
  • O relatório destaca, ainda, que fabricantes como Lenovo, Dell, HP, Acer e Asus têm alertado os clientes a respeito da possibilidade de aumentos mais intensos no segundo semestre de 2026;
  • “O momento da escassez de memória cria uma tempestade perfeita para a indústria de PCs, colidindo com o ciclo de atualização do fim de vida do Microsoft Windows 10 e o impulso do marketing de PCs com IA”, diz o documento.
A crise de memória RAM pode causar queda de até 8,9% nas vendas de PCs em 2026, segundo a consultoria. (Imagem: IDC/Divulgação)

Já em relação aos preços de celulares para 2026, os analistas da IDC projetam aumentos de 3% a 5% no cenário moderado e de 6% a 8% no mais pessimista. Isso deve provocar queda de 2,9% nas vendas, mas a retração pode chegar a 5,2%, dependendo de quanto tempo a escassez de chips durar.

É possível que dispositivos da Xiaomi, Lenovo, Realme, Honor, Oppo, Vivo, Transsion, TCL e Huawei tenham os aumentos mais significativos, segundo a projeção. Por outro lado, modelos da Samsung e da Apple teriam impacto menor, mas upgrades de RAM nas próximas gerações podem se tornar escassos.

Apesar do risco significativo de queda no volume de vendas em 2026, a consultoria ressalta que as projeções para o quarto trimestre de 2025 podem ser superadas, uma vez que os fornecedores reabasteceram os estoques antes do aumento de preços.

Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img