20.9 C
Brasília
segunda-feira, janeiro 12, 2026

Lobotomia, o polêmico procedimento no cérebro que era considerado ‘mais fácil do que tratar uma dor de dente’ – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Dezenas de milhares de lobotomias foram realizadas em países como os Estados Unidos e o Reino Unido nas décadas de 1940 e 1950 em pacientes com problemas mentais graves. Mas podemos condenar os cirurgiões que as praticaram?

    • Author, Claire Prentice
    • Role, BBC News
  • Tempo de leitura: 8 min

Hoje em dia parece incrível, mas houve um tempo em que a lobotomia era celebrada como uma cura milagrosa, descrita pelos médicos e pela mídia como “mais fácil do que curar uma dor de dente”.

Somente no Reino Unido, mais de 20 mil lobotomias foram realizadas entre o início dos anos 1940 e o final dos anos 1970.

No Brasil, a estimativa é de mil procedimentos até meados da década de 50.

Geralmente, as lobotomias eram praticadas em pacientes com esquizofrenia, depressão grave ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) — mas também, em alguns casos, em pessoas com dificuldades de aprendizagem ou com comportamento agressivo.

Enquanto uma minoria teve melhora em seus sintomas após o procedimento, algumas pessoas ficaram grogues, incapazes de se comunicar, andar ou se alimentar.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img