18.5 C
Brasília
domingo, janeiro 11, 2026

Venezuela: como ataque de Trump coloca diplomacia de Lula ‘em apuros’ (e o que governo brasileiro pode fazer) – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Para especialistas, a diplomacia brasileira continua se pautando pelo pragmatismo, marca histórica do Itamaraty e de Lula

    • Author, Mariana Schreiber
    • Role, Da BBC News Brasil em Brasília
  • Tempo de leitura: 9 min

No entanto, os especialistas entrevistados notam que as “armas clássicas” da diplomacia brasileira, ou seja, a capacidade de manter boas relações com diferentes países e atuar com bom trânsito em organismos multilaterais, estão enfraquecidas no novo contexto global, em que nações fortes como os EUA simplesmente impõem suas vontades à força.

Ainda assim, veem pouco a fazer além de continuar apostando no diálogo com múltiplos países e na defesa das regras do direito internacional de não agressão e respeito à soberania das nações. Para os entrevistados, o Brasil deve continuar fortalecendo laços com outras potências como China e Rússia, mas com o cuidado de manter uma boa relação com os EUA, sem melindrar a gestão de Donald Trump.

No início da semana, Brasil publicou uma nota conjunta com México, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha condenando o ataque. Dentro do governo brasileiro, a iniciativa foi considerada importante como forma de não normalizar o ocorrido na Venezuela.



[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img