19.5 C
Brasília
domingo, janeiro 11, 2026

Que fim levou o Akinator, o gênio que ‘adivinhava’ quem você estava pensando?

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Estamos em tempos de ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial (IA). Elas são capazes de manter conversas dinâmicas com o usuário, criar conteúdos inteiros e fazer pesquisas aprofundadas pela internet, com habilidades cada vez maiores.

Porém, um serviço bem mais simples conseguiu chocar o mundo inteiro pelas capacidades impressionantes — e quase místicas — de adivinhação. É o Akinator, o gênio em forma de site que adivinha em quem você está pensando e segue fascinante até hoje.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Mas você sabe qual a origem desse serviço tão simples quanto divertido? E será que ainda é possível desafiar o gênio a adivinhar pessoas e personagens? A seguir, conheça um pouco mais sobre esse clássico da internet.

O surgimento do Akinator

O Akinator é um site criado pelo engenheiro Arnaud Mégret em 2007. Ele começa como um projeto pessoal chamado Devinettor, em uma base de dados contendo menos de 100 personagens e perguntas.

No mesmo ano, Arnaud abre uma empresa de engenharia de TI chamada Elokence. Localizada em Chartres, uma pequena cidade a menos de 100 km de Paris, ela passa a ser a responsável por esse e outros projetos com uma pequena equipe.

O funcionamento dele já era praticamente o mesmo no início: um site interativo de perguntas e respostas que coloca um gênio como personagem principal. O objetivo da máquina é adivinhar a pessoa ou o personagem em quem você está pensando apenas com base em até 20 questões.

A mudança de nome acontece rapidamente e foi adotada pelo público. O termo “akin” vem do inglês e significa “similar, relacionado ou compatível”, enquanto o sufixo “ator” é usado no idioma para indicar pessoas que fazem uma atividade — como terminator, que é exterminador.

O gênio normalmente vence a disputa contra o usuário. (Imagem: Reprodução/Akinator)

Não é possível cravar que essa foi a inspiração dos desenvolvedores, mas o nome dele pode ser uma junção que significa algo como “aquele que encontra similares ou faz relações”.

De 2008 em diante, o Akinator viraliza primeiro na França, depois em outros países da Europa e começa a ganhar o mundo. Ele recebe inclusive suporte para mais de 15 idiomas, incluindo o português do Brasil.

O gênio passa também a ser jogado por youtubers e outros criadores de conteúdo, o que ajuda ainda mais a espalhar a história de uma figura mágica na internet — esse “boca a boca” vira o seu grande trunfo de marketing, sem grandes campanhas publicitárias tradicionais.

Ao longo dos anos, o Akinator ganhou também um aplicativo para dispositivos móveis Android e iOS e até recebeu uma versão paga, o Akinator VIP, que conta com mais modos de jogo. Além disso, ele pode ser jogado até como habilidades de assistentes pessoais, como Alexa e Google Home.

Como o gênio adivinha o que eu penso?

O Akinator tem uma taxa de acerto que parece bastante alta: a não ser que você trapaceie nas respostas ou pense em um personagem real ou fictício realmente obscuro, é difícil enganar o gênio. A explicação para isso está na estrutura da página.

  • O sistema funciona a partir de um programa chamado Limule, um algoritmo criado pela empresa e que se mantém em segredo até hoje;
  • Ele foi programado em C++ e opera como um motor de inferência, um componente de um sistema rudimentar de IA que usa regras da lógica para deduzir uma resposta;
  • O Akinator é um programa de classificação, muito provavelmente da categoria de árvores de decisão, que usa perguntas e respostas binárias (ou seja, apenas de “sim” e “não”) para eliminar alternativas incorretas e chegar ao menor número possível de prováveis resultados;
  • A gradação, que são as respostas “provavelmente sim” ou “provavelmente não”, ajuda a atribuir pontos a cada alternativa, gerar uma classificação e evitar ao máximo falsos positivos;
akinator-genio-adivinhação-pergunta-site
As perguntas eliminam várias possibilidades e atribuem pontos para possíveis respostas. (Imagem: Reprodução/Akinator)

Fora a parte técnica, há ainda formas colaborativas de melhorar a plataforma. A própria comunidade ajuda a aprimorar a base de dados dele e refinar a precisão dos resultados.

  • No final de um jogo, quando o Akinator adivinhar em quem o desafiante estava pensando, você pode adicionar ou sugerir uma imagem e mais perguntas para o personagem;
  • Já se ele errar, é possível acrescentar a pessoa ao banco de dados dele, desde que seja uma figura pública ou conhecida.

Tudo isso já acontece há quase duas décadas, o que significa que o acervo de pessoas e perguntas está sempre melhor do que era antes.

O que aconteceu com o Akinator?

Apesar de ser bem menos popular e ter uma grande concorrência pela atenção do público, o Akinator segue no ar e ainda é jogado até os dias de hoje.

No momento de produção desta matéria, o Akinator tinha 842 milhões de “partidas” jogadas e seguia com algumas centenas de usuários online simultaneamente na página, sem contar os acessos ao app mobile.

akinator-app-mobile-android-telas
O jogo hoje é bastante usado nos celulares. (Imagem: Reprodução/Google Play Store)

Há vários indícios de que o Akinator é mantido há anos com o mínimo de esforço e manutenção necessários para ele continuar operando. As redes sociais e até mesmo o site do gênio não passam por atualizações frequentes — a página oficial dele tem até o ícone do Google+, plataforma que já foi encerrada há anos.

A empresa Elokence também segue bastante discreta: ela lançou também o Pépitch, um serviço que indica filmes e séries para você assistir com base em perguntas e respostas.

Além disso, ela parece prestar serviços em áreas como IA e “design e implementação de ferramentas inovadoras“. As informações sobre ela são escassas a ponto de o próprio Arnaud praticamente não ter presença em redes sociais, incluindo um LinkedIn pouco atualizado.

Somente a página do jogo interativo no Reddit segue bastante ativa, com usuários postando capturas de tela de recordes ou até de quando conseguem “derrotar” o gênio — algo que continua difícil e ainda é o objetivo de muita gente, mesmo depois de quase 20 anos do site em operação.

Você sabe que fim levou o Colheita Feliz, jogo de fazendinha que fez sucesso no Orkut? Saiba a resposta nesta matéria!

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img