19.8 C
Brasília
segunda-feira, janeiro 12, 2026

Adeus, Amazon? o Plano do Google na NRF para Dominar o Varejo com “IA Agêntica”

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img


Sundar Pichai, CEO do Google, durante a NRF 2026 neste domingo, 11

Acessibilidade








O varejo global acaba de sofrer sua transformação mais radical desde o surgimento do e-commerce. Na abertura da NRF 2026 (Retail’s Big Show), neste domingo, 11, em Nova York, o CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, subiu ao palco para anunciar o que chamou de “a fundação para a próxima era do consumo”: o Universal Commerce Protocol (UCP). O lançamento não é apenas uma nova ferramenta, mas um padrão aberto que permite que agentes de IA “conversem” entre si para realizar compras autônomas. Segundo Pichai, para que esses agentes realmente cumpram sua promessa, eles precisam de uma linguagem comum para se comunicarem, e é exatamente esse o papel do UCP, segundo ele “um protocolo agnóstico de modelo e totalmente aberto”.

“Essa mudança de paradigma sinaliza o fim da jornada de compra fragmentada que conhecemos hoje. Se antes o processo exigia navegar por múltiplos sites, abas e checkouts, o Google agora introduz o “Native Checkout”. A partir de agora, ao interagir com o Gemini ou utilizar o AI Mode na Busca, o usuário encontrará um botão de compra integrado. Se você vir algo que gosta no Gemini ou na Busca, agora terá a opção de comprá-lo diretamente ali mesmo, usando um botão ‘Comprar’ (Buy) integrado”, afirmou o executivo.

O movimento é estratégico: a transação utiliza a infraestrutura do Google Pay, mas mantém o varejista como o vendedor oficial da transação. Como explicou Pichai, o objetivo não é apenas facilitar o pagamento, mas permitir que o consumidor aplique seus benefícios de fidelidade e personalize o preço, enquanto a transação é processada integralmente pelo sistema do próprio varejista nos bastidores.

“Apenas em dezembro, processamos mais de 90 trilhões de tokens de varejistas por meio de nossa API. Isso é mais de 11 vezes o que vimos apenas um ano antes”, destacou Pichai. Essa escala alimenta o aplicativo Gemini, que já conta com 650 milhões de usuários ativos mensais e opera sobre o Shopping Graph “uma base de dados com mais de 50 bilhões de listagens de produtos e quase 2 bilhões de ofertas atualizadas a cada hora”.

O grande trunfo do UCP, entretanto, é o seu caráter colaborativo. O protocolo não foi criado pelo Google de forma isolada, mas desenvolvido com o apoio de gigantes como Shopify, Etsy, Wayfair, Target e Walmart. Essa união permite que a interface de busca seja completamente redefinida. “Estamos substituindo as caixas de seleção e os menus suspensos de antigamente por conversas naturais”, explicou o CEO, ressaltando que, agora, os sistemas de varejo é que precisam falar a linguagem dos usuários, e não o contrário.

Além da experiência digital, a revolução chega à logística física. A parceria com o Walmart para entregas autônomas via drones, através da Wing, triplicou de volume no último ano e caminha para completar um milhão de entregas. No fim das contas, ao posicionar-se como a infraestrutura que conecta todos os pontos da jornada, da descoberta ao checkout e à entrega, o Google constrói um fosso competitivo contra rivais como Amazon e Meta.



[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img