19.5 C
Brasília
quarta-feira, janeiro 14, 2026

EUA permitem que Nvidia venda chips de IA para a China, mas com restrições; Pequim não mostra interesse

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos abriu caminho, nessa terça-feira, para que a gigante de tecnologia Nvidia venda semicondutores avançados de inteligência artificial (IA) à China, embora com restrições, como parte da mudança na política de exportações anunciada no mês passado pelo presidente Donald Trump.

O governo de Joe Biden havia restringido de forma significativa a venda de semicondutores avançados de IA, por motivos de segurança nacional relacionados às aplicações militares chinesas.

A mudança permitirá que a Nvidia venda seus poderosos semicondutores H200 a compradores chineses, desde que certas condições sejam cumpridas, entre elas a comprovação de um fornecimento “suficiente” nos Estados Unidos, enquanto as vendas de seus processadores mais avançados continuariam bloqueadas.

No entanto, há incerteza sobre quanta demanda haverá por parte das empresas chinesas, já que Pequim vem incentivando, segundo relatos, as companhias de tecnologia a utilizar chips de fabricação nacional, como os da Huawei e da Cambricon Technologies.

Autoridades chinesas informaram a algumas empresas de tecnologia que só aprovariam a compra de chips H200 em circunstâncias especiais, como em laboratórios de desenvolvimento ou pesquisa universitária, informou na terça-feira o site de notícias The Information, citando pessoas com conhecimento do assunto.

O The Information havia informado anteriormente que autoridades chinesas estavam instando empresas locais a suspender as compras do H200 enquanto deliberavam se exigiriam que elas adquirissem uma determinada proporção de chips de IA fabricados por concorrentes chineses da Nvidia.

Em sua atualização oficial de terça-feira, o Escritório de Indústria e Segurança (BIS) do Departamento de Comércio informou que havia alterado a política de revisão de licenças para os chips H200 e outros semelhantes, passando de uma presunção de negativa para a análise dos pedidos caso a caso.

As unidades de processamento gráfico, ou GPUs, são usadas para treinar os modelos de IA que estão na base da revolução da IA generativa iniciada com o lançamento do ChatGPT em 2022.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img