22.5 C
Brasília
quarta-feira, janeiro 14, 2026

Agibank Protocola Pedido de IPO nos EUA

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img


1. Nasdaq Composite

Valorização em 2023: 29,8%


Acessibilidade








O Agibank protocolou nesta quarta-feira pedido para uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) com distribuição primária e secundária na Bolsa de Nova York (Nyse), conforme documento enviado à SEC, que regula o mercado de capitais dos Estados Unidos.

Goldman Sachs, Morgan Stanley e Citigroup são os coordenadores globais. Mas o sindicato de bancos também inclui Bradesco BBI, BTG Pactual, Itaú BBA, Santander, Société Générale, XP Investimentos e Oppenheimer & Co, conforme o prospecto preliminar.

O Agibank afirmou que pretende usar os recursos do IPO para “propósitos corporativos gerais“.

A empresa também detalhou que pode usar parte do dinheiro levantado para “comprar ou investir em negócios, produtos, serviços ou tecnologias”, embora informe no prospecto preliminar do IPO que “não tem acordos ou compromissos para aquisições ou investimentos materiais neste momento”.

A origem do Agibank remonta a 1999, quando Marciano Testa, então estudante universitário, fundou a Agiplan para tornar crédito mais acessível no Brasil.

Na semana passada, o banco digital PicPay também encaminhou documentação para abertura de capital em Nova York.

Além de Testa, o Agibank tem como principais acionistas, segundo o prospecto, as empresas brasileiras de investimentos Vinci Compass e Lumina Capital Management, que tem como presidente Daniel Goldberg, ex-presidente do Morgan Stanley no Brasil e ex-membro do conselho de administração do Nubank.

No acumulado de 2025 até o final de setembro, o banco tinha cerca de 6,4 milhões de clientes ativos, carteira de crédito de R$34 bilhões, lucro líquido de R$875 milhões e retorno sobre patrimônio líquido médio de 41%, de acordo com o balanço do terceiro trimestre listado em seu site de relações com investidores. O número de funcionários era de 5.030 ante 4.700 no final de 2024, segundo o prospecto.

O pedido de IPO reforça a lista de empresas brasileiras do setor financeiro que abriram capital nos EUA e que inclui Nubank, XP, Inter, PagBank e StoneCo.

O pedido foi feito pela holding AGI Inc e os papéis serão listados com o código AGBK.



[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img