26.5 C
Brasília
sábado, janeiro 17, 2026

O misterioso retorno das ‘aves perdidas’ a Galápagos – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Carlos Espinosa

Legenda da foto, Sanã-das-galápagos na ilha de Floreana

    • Author, Sophie Hardach
    • Role, BBC Future
  • Tempo de leitura: 10 min

Por quase 200 anos, a ave sanã-das-galápagos esteve ausente de Floreana.

Considerada extinta nessa pequena e inabitada ilha do arquipélago de Galápagos, a ave arisca e quase incapaz de voar ainda é encontrada em algumas das outras ilhas. Mas Charles Darwin (1809-1882) foi a última pessoa a registrar um avistamento da espécie em Floreana, quando visitou a ilha em 1835.

Neste ano, após a remoção de ratos e gatos selvagens de Floreana, a ave surpreendeu os ambientalistas ao reaparecer de forma inesperada na ilha. Ainda é um mistério como o animal retornou. Outras aves ameaçadas também se recuperaram, e algumas chegaram a cantar melodias novas, nunca antes ouvidas na ilha, que podem ser escutadas abaixo. A mudança oferece novos indícios de como um ambiente mais seguro, quase livre de predadores, pode permitir que os animais experimentem e inovem, afirmam cientistas.

“A sanã-das-galápagos era uma espécie que eu não esperava encontrar de jeito nenhum”, conta Paula Castaño, veterinária especializada em vida selvagem que trabalha na Island Conservation, uma das organizações envolvidas na restauração de Floreana. “Ele simplesmente apareceu” na ilha, afirmou a especialista, acrescentando que talvez a espécie tenha sobrevivido todo esse tempo em uma população pequena, escondida e despercebida.

“[As sanãs] reapareceram e agora é muito comum encontrar essas aves simplesmente andando pela ilha. Dá para ouví-las, vê-las, é inacreditável”, disse Paola Sangolquí, bióloga marinha da Jocotoco Conservation Foundation, que também integra o projeto de restauração.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img