21.5 C
Brasília
terça-feira, janeiro 20, 2026

‘Mãe do GPS’, matemática Gladys West morre aos 95 anos

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Quem foi Gladys West

Gladys nasceu em 1930 no estado da Virgínia (EUA). O país vivia uma segregação racial. Em entrevista ao Guardian em 2020, ela afirmou que a ciência foi seu passaporte para a liberdade. Ela foi criada em uma fazenda e trabalhava no campo, mas sempre soube que queria fazer algo diferente.

Após se formar no ensino médio, ganhou bolsa para entrar na faculdade. Ela começou a frequentar o curso de matemática na Virginia State College —faculdade historicamente negra, criada para abrigar essa população devido à segregação racial dos EUA.

Para conseguir estudar, precisou trabalhar como babá. Apesar de não pagar para estudar, era necessário dinheiro para se manter morando no campus.

Atuou como professora e depois foi trabalhar na Marinha dos EUA. Em 1956, ela foi contratada para o Campo de Provas Naval da Virgínia. Foi a segunda mulher negra contratada como programadora na base onde atuou.

Seu grande feito ocorreu em 1980. Segundo o astrofísico e pesquisador Ethan Siegel, ela programou o computador que calculava o geoide da Terra (a forma do planeta) de forma precisa.



[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img