A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse, nesta terça-feira (20), na cerimônia de contratação de novas embarcações no Estaleiro Rio Grande (RS), que a necessidade de renovar a frota do Sistema da Petrobras vem do aumento de entregas da petroleira. “O petróleo encerrou 2025 pela segunda vez como primeiro produto de exportação do Brasil”, afirmou Chambriard, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Confira os resultados e indicadores da Petrobras e das demais companhias de capital aberto no portal Valor Empresas 360
“Agora, temos dois campos produzindo 1 milhão de barris por dia, Tupi e Búzios. Esses trabalhos dão o direcionamento para trazer novas encomendas de navios e renovar a frota.”
Segundo a executiva, foram contratadas ou estão em contratação 48 embarcações de apoio marítimo. O primeiro navio será entregue até julho deste ano, disse Chambriard.
A presidente da Petrobras reforçou que, quando foi chamada para o cargo, recebeu o pedido do presidente Lula para que a estatal ajudasse a aumentar o Produto interno bruto (PIB) do Brasil: “Lula me pediu para ajudar a empurrar o PIB do país; nós estamos entregando”.
O desenvolvimento da indústria naval tem sido um pedido do presidente Lula (PT) desde o início do governo, mas muitos estaleiros têm tido dificuldades em atender a demandas grandes nos últimos anos, muitas vezes por condições de financiamento desfavoráveis.
A CEO prometeu ainda novas entregas ao Estado do Rio Grande do Sul: “Teremos, no segundo semestre de 2026, o início da transformação da Refinaria Riograndense na primeira biorrefinaria do país”, disse a executiva.