A turbulência no mercado de títulos do Japão na terça-feira se espalhou pelos mercados globais, arrastando o Bitcoin e as criptomoedas para baixo, à medida que os juros mais altos dos títulos japoneses ameaçavam desfazer uma fonte tradicional de financiamento global barato.
O índice Nikkei caiu 2,5% e o índice S&P 500 recuou mais de 2% durante o pregão nos EUA. O Bitcoin caiu 3,3% nas últimas 24 horas, para US$ 89.300, segundo dados do CoinGecko.
O ouro, por sua vez, subiu até 4%, atingindo um recorde intradiário de US$ 4.866 a onça.
“A onda de vendas claramente superou as expectativas do mercado, transformando-se em um choque generalizado para os mercados financeiros globais”, disse Tim Sun, pesquisador sênior da Hashkey, ao Decrypt.
Por anos, as taxas de juros ultrabaixas do Japão ajudaram a ancorar os custos globais de empréstimos, incentivando o fluxo de capital para ativos de maior risco, incluindo criptomoedas.
As tensões no mercado de títulos japonês ameaçam reverter essa dinâmica, restringindo a liquidez global.
“Acredito que os mercados estão em baixa porque o mercado de títulos japonês apresentou uma oscilação de seis desvios padrão nos últimos dois dias”, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.
Em termos de mercado, uma oscilação de seis desvios padrão refere-se a uma variação de preço excepcionalmente grande em relação às normas recentes, ressaltando a gravidade da queda.
Movimentos dessa magnitude são raros e normalmente colocam os riscos de política monetária em foco.
“O Japão tem duas opções: apertar a política monetária e reduzir a liquidez global ou não fazer nada enquanto o mercado cambial e de títulos entra em colapso”, tuitou Quinn Thompson, CIO da Lekker Capital, na terça-feira. “Nenhuma das opções é boa para os mercados de ações dos EUA, com forte presença de empresas de tecnologia.”
O Banco Central do Japão provavelmente “ganhará tempo” por meio de programas de compra de títulos para evitar um colapso do mercado, disse Sun. “Comparado com a depreciação da moeda, um colapso do mercado de títulos do governo é um problema que o Japão tem muito menos condições de suportar”, afirmou.
A reação do Bitcoin sugere que ele permanece intimamente ligado às condições de liquidez global, com seu apelo a longo prazo dependendo de como os bancos centrais lidam com a crise.
“Se o Banco do Japão for forçado a imprimir dinheiro de fato para comprar títulos… isso estará efetivamente sinalizando que o banco central priorizou a solvência da dívida em detrimento do valor da moeda fiduciária”, disse Sun. “Essa é precisamente a narrativa central por trás do Bitcoin como um ativo não soberano e resistente à inflação.”
Se essa narrativa se reafirmará dependerá de como o Banco do Japão responderá, à medida que os investidores ponderam a necessidade de estabilidade do mercado no curto prazo contra o risco de menor liquidez global.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
Investimento parado? É hora do Dólar Digital Turbinado! De 20 a 31/01, você pode ganhar recompensas de até 10% ao ano por 3 meses. Saiba mais!