O mês de janeiro consolida uma etapa decisiva para a indústria nacional de insumos. A Petrobras reativou as operações das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN) no Polo Industrial de Camaçar, na Bahia e em Laranjeiras, em Sergipe.
A unidade de Sergipe já opera em ritmo acelerado. A planta produz amônia desde o dia 31 de dezembro e iniciou a fabricação de ureia no dia 3 de janeiro.
Por outro lado, o cenário na Bahia também evolui rapidamente. Equipes concluíram a manutenção da fábrica no mês passado. Atualmente, a unidade passa pela fase de comissionamento de partida. A estatal prevê o início da produção de ureia no local até o fim deste mês.
Ambas as plantas fabricarão amônia, ureia e ARLA 32. Para isso, a Petrobras realizou investimentos iniciais de R$ 38 milhões em cada unidade.
Geração de empregos em Camaçari e Laranjeiras
A reabertura das fábricas aquece o mercado de trabalho regional de imediato. O processo garantiu a criação de 1.350 postos de trabalho diretos e outros 4.050 indiretos. A distribuição das vagas diretas segue o equilíbrio entre as plantas:
- FAFEN Camaçari: 675 empregos diretos
- FAFEN Sergipe: 675 empregos diretos
Meta de abastecimento nacional
O diretor de Processos Industriais da Petrobras, William França, traça metas claras para o setor. Segundo ele, as duas FAFENs e a Araucária Nitrogenados (PR) atenderão 20% da demanda brasileira de ureia.
A companhia busca elevar essa participação para 35% nos próximos anos. Esse plano inclui a construção de uma nova planta no Mato Grosso do Sul.
Essa retomada fortalece setores estratégicos da economia. A produção garante insumos vitais para o agronegócio, como ureia para fertilizantes e alimentação animal. Além disso, indústrias têxteis e de papel se beneficiam diretamente. A oferta de ARLA 32 também contribui para reduzir emissões de poluentes veiculares.