22.5 C
Brasília
quinta-feira, janeiro 22, 2026

Como Um Hub Inteligente Está Combatendo Fraudes Digitais No Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

No Brasil, a economia digital intensificou os investimentos de empresas em prevenção à fraude diante do avanço de ataques cada vez mais sofisticados, que exploram falhas de verificações humanas e processos tradicionais. Esse cenário reflete uma tendência global: segundo o Global Cybersecurity Outlook 2025, 72% das empresas relataram aumento nos riscos cibernéticos, com destaque para fraudes digitais, phishing e roubo de identidade.

No contexto brasileiro, especialmente com o uso de IA pelos fraudadores, a proteção torna-se mais complexa, exigindo decisões ágeis e tecnologias avançadas. Soluções tradicionais e engessadas, conhecidas como one-size-fits-all, trazem limitações na hora de lidar com um ecossistema cada vez mais complexo.

Por isso, o conceito de hub de verificação inteligente ganha relevância. Em um contexto em que 54% das empresas apontam a gestão de riscos com parceiros e fornecedores como um dos principais desafios, segundo o Fórum Econômico Mundial, uma infraestrutura capaz de ser curadora e desenvolvedora de soluções, integrando dados, parceiros e tecnologias em tempo real, permite obter respostas mais ágeis e eficazes. Assim, as empresas conseguem adotar estratégias alinhadas a um cenário de fraudes cada vez mais sofisticadas e diversas.

Esse movimento começa agora a ganhar tração no Brasil e na América Latina com a Certta, anteriormente conhecida como Caf. Fundada em 2019, a empresa atende cerca de 300 clientes, entre bancos, marketplaces e fintechs, e se reposicionou em 2026 com o objetivo de demonstrar ao mercado que é possível centralizar as estratégias antifraude em uma única plataforma.

Para Jason Howard, CEO da Certta, a virada de marca reflete uma leitura profunda do estágio atual do mercado, caracterizado pela rápida evolução das fraudes digitais e pelo avanço da IA, ainda sem uma governança madura.

“Nossa convicção é de que a defesa de grandes empresas, daqui em diante, deve se apoiar mais na integração de dados e tecnologias, permitindo reagir rapidamente às variações de risco e automatizar processos de negócios tradicionalmente manuais, como a validação de contrato social, por exemplo”, defende ele.

Atualmente, a Certta direciona as transações de forma inteligente, identificando a solução mais adequada para cada caso. Essa dinâmica é impulsionada por tecnologias proprietárias e de mercado, que integram mais de 50 fontes avançadas de dados e tecnologias, incluindo liveness, biometria facial, facematch e análise documental, para verificar pessoas, negócios e documentos com assertividade.

*Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img