17.5 C
Brasília
domingo, janeiro 25, 2026

O OCC prossegue com o pedido de licença bancária do WLF Bank, de Trump

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O Gabinete do Controlador da Moeda (regulador bancário americano) rejeitou a tentativa da senadora americana Elizabeth Warren de suspender a análise do pedido da World Liberty Financial para obter uma licença bancária fiduciária nacional, uma medida que ela buscava até que o presidente dos EUA, Donald Trump, se desfaça de sua participação na plataforma de criptomoedas.  

Jonathan Gould, do OCC (Office of the Comptroller of the Currency), confirmou na sexta-feira que o pedido da WLF será avaliado de acordo com as normas regulamentares vigentes, enfatizando que nenhum vínculo político ou financeiro pessoal afetará o processo de análise da licença bancária.

“O OCC pretende agir de acordo com esse dever, e não com sua exigência”, disse ele em resposta à carta de Warren de 14 de janeiro.

“O processo de solicitação de autorização da OCC deve ser, e sob minha liderança será, um processo apolítico e apartidário.”

Gould acrescentou que a candidatura da WLF estaria sujeita a uma “análise rigorosa”, como qualquer outra candidatura que recebe.

Trecho da resposta de Gould a Warren. Fonte: Comitê Bancário do Senado dos EUA

As críticas de Warren baseavam-se no fato de o presidente e seus filhos, Eric, Donald Trump Jr. e Barron, serem listados como fundadores da World Liberty, e a plataforma ter gerado bilhões de dólares em riqueza para a família.

A WLF apresentou o pedido em 7 de janeiro para expandir suas operações com criptomoedas, incluindo a permissão para emitir, custodiar e converter seus USD1 (USD1), uma stablecoin própria, em vez de depender de provedores terceirizados como o BitGo.

Relacionado: A valorização das ações da BitGo após o IPO se torna volátil com a queda das ações abaixo do preço da oferta. 

O USD1 já é amplamente utilizado para pagamentos internacionais, liquidação e operações de tesouraria, e se tornou a sexta maior stablecoin, com uma capitalização de mercado de US$ 4,2 bilhões desde o seu lançamento em março de 2025.

O setor de criptomoedas tem enfrentado dificuldades para obter licenças bancárias

No passado, as empresas de criptomoedas tiveram dificuldades em obter licenças bancárias fiduciárias nacionais.

No entanto, um avanço significativo ocorreu em dezembro, quando o OCC concedeu cinco aprovações condicionais à Circle, Ripple, Fidelity Digital Assets, BitGo e Paxos, sinalizando a disposição do regulador monetário em expandir os serviços de criptomoedas para o setor de finanças tradicionais (TradFi).

Revista: Um ‘tsunami’ de riqueza está a caminho das criptomoedas: Alex Svanevik, da Nansen

A Cointelegraph está comprometida com um jornalismo independente e transparente. Este artigo de notícias é produzido de acordo com a Política Editorial da Cointelegraph e tem como objetivo fornecer informações precisas e oportunas. Os leitores são incentivados a verificar as informações de forma independente. Leia a nossa Política Editorial https://br.cointelegraph.com/editorial-policy

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img