Segundo Michael Saylor, cofundador da Strategy, a maior ameaça à rede Bitcoin são os “oportunistas ambiciosos” que querem impor mudanças no protocolo.
Os comentários de Saylor geraram um debate online. O maximalista do Bitcoin, Justin Bechler, afirmou que os comentários eram direcionados a desenvolvedores de software que defendem casos de uso não monetários no Bitcoin, como tokens não fungíveis (NFTs) e imagens on-chain em blocos.
“O maior risco para o Bitcoin é a computação quântica”, disse o investidor Fred Krueger , enquanto outros, como Mert Mumtaz, CEO da Helius, provedora de nós de chamada de procedimento remoto (RPC), discordaram de Saylor. Mumtaz afirmou :
“Uma mentalidade absolutamente cancerígena. ‘Pessoas ambiciosas que querem desenvolver essa tecnologia são o nosso maior risco.’ Nada é infalível. Certamente não o Bitcoin, que teve inúmeros bugs até agora, como todos os outros softwares, talvez seja melhor deixar esses bugs como estão em vez de corrigi-los.”
Diversos usuários, incluindo Mark of Bitcoin, citaram as guerras de spam em curso e a Proposta de Melhoria do Bitcoin 110 (BIP-110), um soft fork temporário destinado a filtrar dados não monetários do livro-razão do Bitcoin.
A publicação de Saylor acirrou o debate entre os entusiastas do Bitcoin que desejam consolidar o protocolo e os desenvolvedores de software que defendem a expansão de recursos no Bitcoin, como endereços de carteira resistentes à computação quântica e armazenamento de arquivos na blockchain.
Relacionado: Michael Saylor rebate críticas às empresas de tesouraria de Bitcoin
A comunidade Bitcoin continua debatendo a ameaça quântica
A computação quântica continua sendo um tema de intenso debate na comunidade Bitcoin. Nic Carter, sócio fundador da empresa de capital de risco Castle Island, tem alertado repetidamente que o protocolo precisa migrar para padrões pós-quânticos o mais rápido possível.
No entanto, Adam Back, CEO da empresa de infraestrutura de ativos digitais Blockstream, rejeitou as alegações de Carter , chamando-as de “desinformadas”.
“Os usuários e desenvolvedores do Bitcoin não negam que estão realizando pesquisas e desenvolvimento para se prepararem para o futuro dos computadores quânticos. Mas eles estão apenas fazendo pesquisas discretamente enquanto vocês fazem barulho sem informação”, disse Back .

O analista de mercado de Bitcoin, James Check, afirmou que os receios em relação à computação quântica não estão afetando o preço de mercado do Bitcoin e atribuiu a recente queda do mercado ao desapego de moedas por parte de detentores de Bitcoin de longo prazo.
Revista: Ataques quânticos ao Bitcoin seriam uma perda de tempo: Kevin O’Leary