O hashrate da rede Bitcoin atingiu o nível mais baixo em sete meses durante o fim de semana, enquanto uma tempestade de inverno de grandes proporções atingiu os Estados Unidos com neve e gelo, levando mineradores a reduzir operações para ajudar a estabilizar a rede elétrica.
A empresa americana de previsão do tempo AccuWeather relatou na segunda-feira que a tempestade de inverno de grandes proporções afetou três dezenas de estados durante o fim de semana, com neve e gelo generalizados, além de quedas de energia que impactaram um milhão de consumidores.
Dados da ferramenta de mineração CoinWarz mostram que o Bitcoin (BTC) teve seu hashrate começar a cair na sexta-feira e, no domingo, atingiu 663 exahashes por segundo (EH/s) — uma queda de mais de 40% no hashrate ao longo de dois dias.
No entanto, desde então o indicador começou a se recuperar e estava em torno de 854 EH/s na segunda-feira.
“Cerca de 40% da capacidade global de mineração de Bitcoin ficou offline nas últimas 24 horas devido ao clima extremo de inverno”, disse a Abundant Mines, mineradora de Bitcoin sediada no Oregon.
“À medida que a demanda por energia dispara, algumas operações de mineração reduzem a atividade para aliviar a pressão sobre os sistemas regionais de energia e apoiar a infraestrutura crítica. Essa flexibilidade é uma força inerente da mineração de Bitcoin. Ela pode reduzir rapidamente quando necessário e retomar com a mesma rapidez quando as condições permitem.”
Os Estados Unidos concentram a maior parcela do poder de mineração de Bitcoin do mundo, com a plataforma de dados Hashrate Index estimando que o país responde por quase 38% do hashrate global.
Um relatório de 2024 da Administração de Informação de Energia dos EUA também constatou que existiam mais de 137 instalações de mineração cripto no país.
Mineradores ajudaram a estabilizar a rede elétrica
Mineradores de Bitcoin ajudam a estabilizar redes elétricas por meio do balanceamento de carga, ajustando rapidamente seu consumo de energia para cima ou para baixo. Eles podem se instalar próximos a usinas eólicas ou solares, aumentar a atividade para absorver excedentes de energia e desligar quando a rede fica sobrecarregada.
Bitcoiners como Daniel Batten, pesquisador de aspectos ambientais, sociais e de governança do Bitcoin, disseram em um post no X na segunda-feira que a mineração de Bitcoin e os mecanismos de resposta à demanda trabalharam juntos no Texas para estabilizar a rede durante o clima extremo.

Tempestade de inverno afeta a produção de Bitcoin
A tempestade também reduziu a produção diária de Bitcoin de alguns dos maiores mineradores dos Estados Unidos, segundo Julio Moreno, da CryptoQuant, citando dados da plataforma de análise.
Alguns dos maiores mineradores dos EUA, como a Marathon Digital Holdings, passaram de 45 Bitcoins minerados no dia anterior para apenas sete, enquanto a IREN caiu de 18 para seis.
