23.5 C
Brasília
domingo, fevereiro 1, 2026

Haddad indica a Lula economista Guilherme Mello para BC

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o secretário de Política Econômica da pasta, Guilherme Mello, para a diretoria do Banco Central (BC). A informação foi publicada pela agência Bloomberg e confirmada pelo Valor.

Atualmente, duas das nove diretorias do BC estão vagas. Uma delas é a de Politica Econômica, responsável por calcular a projeção das variáveis macroeconômicas do Comitê de Política Monetária (Copom), como Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usadas pelo colegiado do BC para conduzir a Selic.

A diretoria também é a responsável pela redação de documentos como o comunicado e a ata do Copom e o Relatório de Política Monetária. Desde a saída no fim do ano passado do então diretor Diogo Guillen, o posto vem sendo ocupado interinamente pelo diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos, Paulo Picchetti.

A outra diretoria vaga é a de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, uma das principais responsáveis, por exemplo, pela liquidação do Banco Master. O cargo vem sendo ocupado também interinamente desde o fim do ano passado, quando o então diretor Renato Gomes deixou o posto, pelo diretor de Regulação, Gilneu Vivan.

Na Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, Mello é responsável pelo cálculo das projeções de variáveis econômicas da pasta e pelo auxílio na formulação de políticas públicas, como as medidas implantadas no ano passado para compensar os efeitos da tarifa imposta pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras.

As indicações de Haddad para o BC nos últimos anos foram em alguns casos combinadas com remanejamentos entre diretores. Em 2023, por exemplo, o ministro indicou o nome do atual diretor de Administração, Rodrigo Teixeira. O cargo vinha sendo ocupado por Carolina Barros, que acabou assumindo a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta – posto que estava vago.

Em entrevista ao Metrópoles nesta semana, Haddad elogiou o trabalho de Mello na SPE: “O Guilherme Mello é o economista que mais acertou projeções neste ano”, disse.

Os nomes sugeridos pelo ministro devem ser confirmados e indicados pelo presidente e, posteriormente, sabatinados pelo Senado.

Procurada, a Fazenda não se pronunciou.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img