23.5 C
Brasília
domingo, fevereiro 1, 2026

Por que Israel permanece em silêncio diante das ameaças de Trump contra o Irã? – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, EPA

Legenda da foto, As autoridades iranianas alertaram para uma resposta “imediata e sem precedentes” a qualquer ataque dos EUA

    • Author, Lucy Williamson
    • Role, Correspondente da BBC News no Oriente Médio
    • Reporting from, Tel Aviv
  • Tempo de leitura: 8 min

Em meio ao ruído das especulações globais sobre o aumento da presença militar dos Estados Unidos no Oriente Médio, os líderes de Israel mantiveram um silêncio incomum.

Além de alguns comentários em apoio aos protestos antigovernamentais no Irã neste mês, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pouco se manifestou publicamente sobre o impasse entre seu maior aliado e seu maior inimigo. Seu governo também permaneceu em silêncio.

“Isso demonstra a importância que Netanyahu atribui a este momento”, afirma Danny Citrinowicz, que trabalhou por 25 anos na inteligência israelense e atualmente é pesquisador sênior sobre o Irã no Instituto de Estudos de Segurança Nacional de Israel.

“Para Netanyahu, encontrar-se nesta situação, com tantas forças americanas no Golfo e tão perto de um potencial ataque de Trump ao Irã, é uma oportunidade de ouro que ele não pode perder.”

Asaf Cohen, ex-diretor adjunto da Unidade de Inteligência de Sinais de Israel, afirma que o silêncio de Israel também faz parte de uma estratégia.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img