26.5 C
Brasília
segunda-feira, fevereiro 2, 2026

Bitcoin mais “subvalorizado” do que em mercados de baixa anteriores

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O Bitcoin (BTC) pode estar “próximo do fim” de sua correção, à medida que uma métrica clássica de preço do BTC supera recordes.

Pontos principais:

  • O Z-score do MVRV do Bitcoin está em mínimas históricas em janelas móveis de dois anos.

  • Os dados “impressionantes” estão levando a previsões de uma recuperação iminente do preço do BTC.

  • A análise afirma que a alta dos metais preciosos está “encerrada por enquanto”.

Z-score do MVRV indica que o Bitcoin está “subvalorizado”

Em uma publicação no X na sexta-feira, o trader, analista e empreendedor de criptomoedas Michaël van de Poppe confirmou as menores leituras já registradas para o Z-score do MVRV do Bitcoin.

“Este é um gráfico fenomenal”, disse ele aos seguidores sobre os dados, provenientes do analista de criptomoedas James Easton.

Easton concordou que o gráfico agora parece “impressionante”, após cair para os níveis mais baixos já registrados.

MVRV refere-se ao valor de mercado versus o valor realizado e mede o preço ao qual a oferta de BTC se moveu pela última vez (capitalização realizada) em relação ao valor de todos os BTC existentes (capitalização de mercado).

O Z-score divide essa relação pelo desvio padrão da capitalização de mercado, fornecendo faixas claras de “sobrevalorização” e “subvalorização” do Bitcoin em um determinado momento.

“O Z-score atual do $BTC é menor do que durante o fundo do mercado de baixa de 2015, 2018, o crash da COVID em 2020 e 2022”, observou Van de Poppe sobre as janelas móveis de dois anos.

“É assim que estamos profundamente no mercado de baixa e, sim, estamos perto do fim dele.”

Z-score do MVRV do Bitcoin. Fonte: Glassnode

Dados brutos da plataforma de análise on-chain Glassnode mostram o Z-score em seus níveis mais baixos desde outubro de 2023. Na época, o par BTC/USD era negociado em torno de US$ 30.000.

A última vez que o Z-score “ao vivo” entrou na zona verde de “subvalorizado” foi no fim do último mercado de baixa, em 2022.

Metais preciosos preparam “gatilho” chave para o preço do BTC

A ação do preço do Bitcoin caiu para novas mínimas de dois meses nesta semana, em meio a uma liquidação repentina em ativos de risco e metais preciosos.

O BTC/USD atingiu US$ 81.040, segundo dados do TradingView, e, no momento da redação, ainda acumulava queda de quase 2% em relação à abertura do dia.

Gráfico BTC/USD de uma hora. Fonte: Cointelegraph/TradingView

Anteriormente, o Cointelegraph noticiou uma previsão de que o período em torno do fechamento mensal de janeiro poderia marcar um piso de longo prazo para o Bitcoin, semelhante ao fim de mercados de baixa anteriores.

Em reação, Van de Poppe afirmou que tanto o ouro quanto a prata estavam “encerrados por enquanto”.

“Os mercados estão caindo fortemente, com recuo de 10% a 15% nas últimas 24 horas”, escreveu ele no X.

“Não estou dizendo que o mercado de alta acabou. Não, longe disso. Mas ele vai consolidar, e esse também é o gatilho que você gostaria de ver para o Bitcoin.”