21.5 C
Brasília
segunda-feira, fevereiro 2, 2026

Os surpreendentes tesouros encontrados nas obras de controversa ferrovia na Inglaterra – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Tony Jolliffe BBC

Legenda da foto, Uma moeda romana desenterrada durante as escavações arqueológicas da HS2; ela está agora guardada em um armazém secreto

    • Author, Harriet Bradshaw
    • Role, Repórter de Ciência
  • Tempo de leitura: 8 min

Arqueólogos encontraram centenas de milhares de objetos (muitos deles considerados tesouros) durante as obras da controversa linha ferroviária de alta velocidade HS2 no Reino Unido.

Os 450 mil objetos desenterrados até agora, que estão guardados em um armazém secreto e foram exibidos com exclusividade à BBC, incluem uma possível etiqueta de um gladiador romano, um machado de mão que pode ter mais de 40 mil anos e dentaduras de ouro do século 19.

É uma quantidade e uma variedade “sem precedentes” de itens, que devem trazer novos conhecimentos sobre o passado do Reino Unido, afirma o Council for British Archaeology (entidade não governamental de arqueologia que atua no Reino Unido).

Um cachimbo francês importado, moldado em forma de cabeça feminina com chapéu adornado por penas. Acredita-se que tenha sido produzido por Fiolet, de St Omer, embora o piteiro e o nome do fabricante não tenham sido preservados

Crédito, Tony Jolliffe BBC

Legenda da foto, Cachimbo francês encontrado em St James’ Gardens, em Euston

Desde 2018, cerca de 1.000 arqueólogos participaram de 60 escavações ao longo do percurso que a HS2 deverá percorrer entre Londres e Birmingham.

Grandes empreendimentos de construção no Reino Unido precisam ter suas áreas avaliadas por arqueólogos como parte do processo de planejamento, para proteger áreas de valor histórico e cultural.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img