Os contratos futuros do petróleo anotaram forte queda nesta segunda-feira (2), com uma iminente negociação entre os Estados Unidos e o Irã sobre um acordo nuclear retirando grande parte do prêmio de risco geopolítico que sustentou o ativo nas sessões anteriores. Uma ampla liquidação no mercado de commodities também pesa sobre os preços, ao mesmo tempo que o avanço do dólar pressiona parte da demanda, com o encarecimento do barril de petróleo.
O petróleo Brent com vencimento em abril perdeu 4,36%, cotado a US$ 66,30 por barril, na Intercontinental Exchange (ICE). O WTI com entrega para março cedeu 4,71%, cotado a US$ 62,14 por barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex).
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) reiterou os planos para manter a produção de petróleo estável em março, a última etapa de um congelamento de oferta de três meses. O cartel, no entanto, não ofereceu um guidance para os meses subsequentes.
O mercado de petróleo poderá ver mais oferta da commodity no futuro, em um momento de saturação da produção. As exportações de petróleo da Venezuela saltaram 60% sob o controle dos Estados Unidos, para mais de 800 mil barris por dia (bpd) em janeiro, de acordo com reportagem da Reuters.