22.5 C
Brasília
sexta-feira, fevereiro 6, 2026

Banco Popular da China proíbe stablecoins atreladas ao yuan “não aprovadas”

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O Banco Popular da China (PBOC), o banco central do país, e sete agências reguladoras chinesas publicaram um comunicado conjunto na sexta-feira proibindo a emissão não aprovada de stablecoins atreladas ao Renminbi e de ativos do mundo real tokenizados (RWAs).

A proibição se aplica a emissores de stablecoins e de RWAs tokenizados, tanto nacionais quanto estrangeiros, segundo o comunicado, que também foi assinado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação e pela Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China. Uma tradução do anúncio afirma:

“Stablecoins atreladas a moedas fiduciárias desempenham, de forma disfarçada, algumas das funções das moedas fiduciárias durante sua circulação e uso. Nenhuma unidade ou indivíduo, no país ou no exterior, pode emitir stablecoins vinculadas ao RMB sem o consentimento dos departamentos relevantes.”

Winston Ma, professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Nova York (NYU) e ex-diretor executivo da CIC, o fundo soberano da China, disse ao Cointelegraph que a proibição se estende às versões onshore e offshore do Renminbi, também chamado de yuan.