Virou sinônimo de grandes finais: o jogador mais valioso ou a estrela do jogo encontra a câmera mais próxima e exclama: “Eu vou para a Disney World!” A tradição começou em 1987, quando o quarterback do New York Giants, Phil Simms, disse a frase icônica pela primeira vez. Segundo a ESPN, depois Simms revelou que recebeu US$ 50.000 para dizer a frase que seria repetida quase todos os anos desde então. E embora a parceria da Disney com jogos de campeonato não vá acabar tão cedo, a empresa está ampliando suas colaborações com times, eventos e ligas esportivas.
As parcerias em crescimento dão à Disney a chance de interagir com fãs atuais e potenciais de novas maneiras, enquanto os benefícios para o time ou evento são duplos. Primeiro, novos fãs em potencial podem conhecer um time, esporte ou evento apenas por causa de uma parceria com a Disney, se esse público já consome o vasto portfólio de produtos e serviços da empresa. Segundo, ligas e eventos esportivos ganham uma chancela de relevância ao se associarem a uma marca como a Disney, já que grandes marcas costumam ser muito seletivas sobre com quem colaboram e como.
Ativações em campo e na tela levam a Disney às massas
Hoje, a Disney continua apostando em novas formas de alcançar públicos ao redor do mundo. Um dos impactos mais fortes tem sido a criação de conteúdo para redes sociais — seja nas contas próprias da Disney no Instagram e no TikTok, com 3,4 milhões e 11,8 milhões de seguidores, respectivamente, seja por meio de parcerias com grandes criadores alinhados aos valores da companhia.
“A Disney precisa olhar para além da própria empresa para manter suas marcas relevantes. Eles estão destacando suas experiências por meio desses diferentes pontos de contato culturais que mantêm a Disney relevante entre os jovens”, diz Gavin Doyle, fundador do MickeyVisit.com.
Um dos maiores exemplos de colaboração com marcas em alta é a parceria da Disney com o Savannah Bananas na Disneyland em 2025. Em 28 de maio de 2025, a Disneyland lançou o seu primeiro Savannah Bananas Day, que levou o time de beisebol viral ao parque durante sua turnê mundial para dançar, realizar um cortejo de jogadores pela Main Street, U.S.A., e apresentar alguns petiscos com sabor de banana pelo parque. Mais que isso: Jesse Cole, fundador do Savannah Bananas e do Banana Ball, afirmou o quanto Walt Disney impactou sua vida, tornando a parceria ainda mais genuína.
“Usar as estrelas do time em números de dança e um grande momento atrelado ao 70º aniversário da Disneyland é um exemplo perfeito de como a Disney mantém a marca atualizada e conectada à última tendência [esportiva]”, explica Doyle.
Um vídeo do time dançando pela Disneyland alcançou 3,5 milhões de visualizações no Instagram. Depois, quando Mickey, Minnie e Pateta foram ao campo com o Savannah Bananas em Anaheim no início deste ano, o vídeo da colaboração somou 4,7 milhões de visualizações apenas no Instagram.
Disney e Savannah Bananas voltarão a se unir em 2026, quando o time mais novo do Banana Ball, o Loco Beach Coconuts, fará uma série de jogos em maio no ESPN Wide World of Sports Complex, em Walt Disney World, contra o Party Animals. As partidas acontecerão no The Stadium, que tem mais de 9.500 assentos. Além de levar milhares de fãs da Disney e do Banana Ball ao Walt Disney World, o impacto nas redes sociais deve ser enorme.
Uma das maiores colaborações no automobilismo
A Fórmula 1 é um dos esportes que mais crescem no mundo. De acordo com a Pesquisa Global de Fãs da Fórmula 1 e Motorsport Network de 2025, que reuniu mais de 100.000 respostas de fãs altamente engajados em 186 países, o público chega por causa da quantidade de pontos de contato voltados ao fã e permanece porque passa a gostar das corridas de alta velocidade. Um dos dados que mais chamam atenção é que 76% dos respondentes disseram que os patrocinadores valorizam o esporte. Além disso, um em cada três tem mais probabilidade de comprar de parceiros da F1 — número que sobe para 40% entre a Geração Z.
Por isso, não surpreende que a Disney tenha firmado parceria com a Fórmula 1 por meio da campanha “Fuel The Magic”. O evento de lançamento ocorreu no fim de 2025, durante o Grande Prêmio de Las Vegas. A colaboração continuará nas temporadas de 2026 e 2027 em corridas selecionadas ao redor do mundo. Além de ativações durante as provas e no digital, a Disney Consumer Products lançou uma coleção Disney x Formula 1 que pode ser comprada online no DisneyStore.com e presencialmente no F1 Las Vegas Hub, no Venetian Resort Las Vegas.
À medida que a Disney expande suas parcerias no esporte, certamente atrairá novos fãs para modalidades específicas, enquanto fãs de esporte podem acabar se tornando fãs da Disney também. É uma relação benéfica para ambos, garantindo resultados positivos de colaborações de negócios que continuam a impulsionar conversas sobre esportes e parcerias corporativas.
*Matéria originalmente publicada em Forbes.com