23.5 C
Brasília
sábado, fevereiro 7, 2026

Primeira Tequila de Café Ganha Categoria de Luxo nos EUA

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Brown Sugar Café Mexicana é a primeira tequila de café de verdade. O novo destilado é uma criação do fundador desta marca, Brent Hocking, e está disponível apenas para pedidos por lista de espera.

“Brown Sugar Café Mexicana é uma criação tão refinada que chegou a registrar uma nova categoria junto ao Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau como a primeira tequila de café real do mundo”, afirma Hocking.

Hocking passou vários anos trabalhando no desenvolvimento do produto. “Da concepção ao engarrafamento, foi um processo de muitos anos”, diz, em entrevista por e-mail. “Só o blend passou por dezenas de iterações. Cada uma lapidava um pouco mais. O processo nunca foi apressado. Não acredito em cronogramas. Acredito em saber quando algo está pronto. E um dia, finalmente, estava.”

A Brown Sugar, em sua essência, é uma tequila blanco ou, como define Hocking, “tequila purísima blanco”. Uma tequila pura, sem aditivos, feita com agave azul Weber, serve de base. “Sobre essa fundação, introduzimos café mexicano de origem única”, explica. “O café é colhido manualmente, seco ao sol e torrado lentamente.”

Hocking e sua equipe testaram a tequila com dezenas de diferentes cafés mexicanos. “A questão era encontrar o café certo para complementar, e não sobrepor, a tequila”, diz. “Não temos histórias fictícias de origem ou narrativas forçadas. O foco foi apenas no que funcionava no paladar: o café certo para a tequila certa.”

Em seguida, foi adicionado piloncillo bruto, o açúcar mascavo não refinado do México, à base de tequila e café. “O resultado é uma textura aveludada, que se mostra de forma lenta e deliberada”, afirma Hocking. “Cada elemento sustenta o conjunto, e o equilíbrio foi o objetivo. Nada além disso. O café dá profundidade, mas não domina, e o açúcar é sutil.”

A Brown Sugar se apoia em duas grandes tendências: tequila e café. Segundo a Park Street Imports, o volume de tequila nos Estados Unidos cresceu 294%, a uma taxa média de 7,1% ao ano desde 2003. A National Coffee Association afirma que “o consumo diário de café está no nível mais alto dos últimos 20 anos”.

A Brown Sugar Café Mexicana vem em uma garrafa imponente, acondicionada em uma caixa marrom de veludo, que valoriza o líquido. “É claramente um produto curado”, diz Hocking. “A garrafa é ao mesmo tempo escultural e sólida. Linhas limpas. Peso marcante na mão. A embalagem reflete a sensualidade do produto em veludo marrom amassado.”

Uma única garrafa custa US$ 300, ou US$ 900 o trio para colecionadores, e está disponível apenas on-line. “Isso foi intencional”, afirma Hocking. “Não é um produto para estar em todos os lugares; as pessoas certas vão encontrá-lo primeiro. A distribuição acontecerá com parceiros exclusivos ao redor do mundo, mas o foco é uma descoberta lenta, constante e deliberada. As garrafas certas nas mãos certas.”

Embora tenha semelhança com licores de café, o produto pertence a uma categoria própria. “Passamos anos trabalhando para obter a aprovação da nossa própria categoria junto ao TTB”, diz Hocking. “Quase todos tentam ser doces antes de tentar ser bons. Brown Sugar inverteu essa lógica. Ele é construído sobre um destilado sério, uma tequila purísima real e pura.”

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img