Curiosidade: a Bentley Motors afirma que um em cada três proprietários usa orgulhosamente seu Bentayga, Continental GT ou Flying Spur para transportar cachorros — você já ouviu a expressão “lap of luxury” (algo como viver no auge do luxo), agora existe o “lapdog of luxury”. Anunciada no fim do ano passado, a nova linha de acessórios para pets da marca britânica foi criada para transportar, com conveniência e segurança, o melhor amigo (ou amigos) dos tutores, e a lógica por trás disso é bastante intuitiva.
Pegue, por exemplo, o Quilted Load Space Liner com Bumper Protector integrado: além de oferecer aos cães uma superfície mais confortável na área do porta-malas dos modelos Bentayga, ele é feito sob medida para o para-choque desse SUV. Protege a pintura e os materiais internos contra arranhões, além de resguardar os acabamentos de pegadas enlameadas e, bem, de eventuais “acidentes”. Por cima de tudo isso, é fácil de instalar enquanto se está em movimento.
Há ainda as Tailored Rear Seat Protection Covers e os Seat Extenders with Quilted Door Card, que podem ser montados em todas as configurações de assentos do Bentayga e cumprem função semelhante, garantindo também fácil acesso aos cintos de segurança e aos pontos Isofix.
Por fim, o Bespoke Dog Guard e o Moveable Luggage Divider da Bentley dividem o espaço de carga traseiro entre bagagem e cachorro, garantindo que essas áreas não se misturem, especialmente no caso de o conteúdo se deslocar.
O conceito central de todos esses itens é combinar com aquilo em que são instalados: materiais de alto padrão, costuras reforçadas, acabamento de precisão e, nas palavras da Bentley, “esses detalhes garantem que a praticidade nunca venha às custas do luxo”.
Recentemente, tive a chance de ver esses produtos de perto em um evento organizado pela Bentley em Santa Monica, na Califórnia, e posso confirmar o cuidado no design. Não cheguei a instalar ou remover nenhum deles pessoalmente, mas ficou claro o tema da simplicidade opulenta. Entre uma observação e outra, claro, vi os diversos cachorros dos convidados correndo para lá e para cá e se divertindo muito em pleno sábado — sendo sincero, minha reação imediata ao convite por e-mail foi: “vocês me ganharam quando falaram que teria cachorro”.
De qualquer forma, o fato de uma montadora estar focando nesse aspecto do uso diário do carro pode inspirar outras marcas a fazer o mesmo, especialmente para quem não quer recorrer a acessórios de terceiros e prefere uma solução fácil e esteticamente agradável.
*Matéria originalmente publicada em Forbes.com