26.5 C
Brasília
quinta-feira, fevereiro 12, 2026

Crítica | Absolute Mulher-Maravilha: Anual 2026 – Plano Crítico

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Diferente do primeiro anual de Absolute Batman, o de Absolute Mulher-Maravilha é mais modesto e conta uma história só que se passa entre as edições #15 e 16 que fazem parte do ainda inacabado terceiro arco da publicação, logo após ela e o Homem Morcego se conhecerem, um detalhe que não afeta em nada a apreciação do que Kelly Thompson faz. Na verdade, é muito mais relevante ter conhecimento dos eventos que acontecem especificamente na edição #5, do arco inaugural, em que ela usa um de seus laços mágicos para se transformar em Medusa e aniquilar o gigantesco Tetracide com o olhar petrificador da górgona, ainda que mesmo essa informação não seja exatamente essencial, já que o roteiro dá conta do evento para fins de contextualização.

Afinal, a história do anual é uma missão que Diana se impõe de fazer todo o possível para quebrar a maldição imposta à Medusa por Atena, uma obsessão da heroína que tem origem justamente pela compreensão exata dos horrores que a monstruosa criatura vive por milênios que vem com sua transformação momentânea nela. É, para todos os efeitos, uma side quest que não tem efeitos cronológicos imediatos na história macro da heroína ou mesmo do Universo Absolute, mas que vem para reforçar sua natureza bondosa, capaz de fazer todos os sacrifícios para corrigir os males do mundo, sejam eles de natureza mitológica, sejam eles de natureza humana. Thompson cria uma narrativa simples, que começa com a Mulher-Maravilha, entre uma ação e outra, rezando diariamente para Atena de maneira que ela lhe conceda uma audiência sobre Medusa e, uma vez obtida por pura insistência e feita uma barganha particularmente perigosa com a deusa da sabedoria com quem ela jogava xadrez quando pequena no Inferno, sua jornada até Medusa e suas igualmente assustadoras irmãs começa.

Essa simplicidade do roteiro de Thompson, que de forma alguma deve ser confundida com banalidade ou preguiça – ainda que, claro, seja inevitável a conclusão de que esse anual assim como o do Batman venha no espírito caça-níquel desse tipo de publicação em razão do sucesso editorial do novo universo da DC Comics -, pois percebe-se cuidado e carinho com o texto e seu perfeito encaixe com o que a roteirista construiu até aqui para essa versão da amazona. A vantagem dessa abordagem descomplicada, porém, está em abrir espaço para a magnífica arte do italiano Mattia de Iulis que trabalhou na mini-arco A Dama ou o Tigre de duas edições do primeiro encadernado da publicação. Sem a quebra visual ocasionada por lá na comparação imediata com o estilo da arte de Hayden Sherman, o desenhista e colorista tem todas as páginas para si e ele faz o melhor uso possível delas, com imagens imponentes de Atena e sua armadura alada dourada e, claro, da serpentiforme Medusa, além de lidar com a Mulher-Maravilha de maneira muito eficiente, ainda que sem o toque quase mágico de Sherman.

A ação é contida, sem maiores exageros (bem diferente de Absolute Batman, ainda bem!), mesmo que toda a ambientação mitológica seja majestosa como deve ser, com o artista realmente demonstrando toda sua habilidade no comando de uma edição que é propositalmente mais forma do que conteúdo. O primeiro anual de Absolute Mulher-Maravilha pode não trazer nada de muito significativo para a história desaa amazona criada por Circe no Inferno, mas é uma aventura esplendorosa que reafirma o altruísmo e o destemor de Diana diante de qualquer ameaça, mesmo aquelas que ela mesma escolhe enfrentar. Agora é aguardar para ver se o Absolute Superman ganhará o mesmo tratamento vip de seus dois colegas.

Absolute Mulher-Maravilha: Anual 2026 (Absolute Wonder Woman 2026: Annual #1 – EUA, 2026)
Roteiro: Kelly Thompson
Arte: Mattia de Iulis
Letras: Becca Carey
Editoria: Ash Padilla, Chris Conroy
Editora: DC Comics
Data original de publicação: 11 de fevereiro de 2026
Páginas: 38



[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img