16.5 C
Brasília
sexta-feira, fevereiro 13, 2026

Geração Z: ‘Jovens têm dificuldade de pegar o telefone e marcar uma consulta’, diz pesquisadora americana – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Divulgação/Ethan Seidenberg

Legenda da foto, A psicolinguista americana Maryellen MacDonald diz que os pais devem dar aos filhos a oportunidade de fazer tarefas ligeiramente difíceis, mesmo que gerem ansiedade

    • Author, Alessandra Corrêa
    • Role, De Washington para a BBC News Brasil
  • Tempo de leitura: 7 min

Alguns anos atrás, a psicolinguista americana Maryellen MacDonald começou a notar um fenômeno em suas salas de aula na Universidade de Wisconsin-Madison, onde é professora emérita de psicologia e ciências da linguagem.

“Percebi que, logo antes do início da aula, quando [anteriormente] os alunos costumavam conversar uns com os outros, agora todos estavam de cabeça baixa, olhando para o telefone“, diz MacDonald à BBC News Brasil.

“As salas de aula estavam realmente silenciosas, exceto por talvez uma ou duas pessoas. E isso me pareceu uma grande mudança”, lembra MacDonald, que é autora do livro More Than Words: How Talking Sharpens the Mind and Shapes Our World (Mais do que palavras: Como a fala aprimora a mente e molda o nosso mundo, em tradução livre).

Essa constatação despertou em MacDonald o interesse no que muitos consideram uma mudança profunda nos jovens da chamada geração Z — que costuma ser definida como aqueles nascidos entre 1997 e 2012 — em relação às gerações anteriores: a erosão nas habilidades de comunicação.

Segundo MacDonald, atividades antes consideradas banais, como pegar o telefone para marcar uma consulta ou contestar uma conta, hoje são encaradas com dificuldade pelos adolescentes.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img