A Fundação Darcy Vargas (FDV), fundada há quase nove décadas pela então primeira-dama, e a PUC-Rio fecharam um acordo de cooperação técnica para criar o Laboratório de Educação para a Cidadania (Labec). O plano é desenvolver estratégias pedagógicas e tecnologias sociais para a educação, com impacto social positivo.
Segundo Camila Crispim, conselheira da FDV, um dos principais objetivos do Labec é consolidar a escola da fundação como referência em Educação para a Cidadania, tanto pelo aprimoramento de ações já existentes quanto pela criação de novas práticas:
— A proposta é fortalecer a capacidade institucional da escola de formar sujeitos comprometidos com o bem comum — diz Camila Crispim, conselheira da FDV, da qual também fazem parte nomes como Alice Moreira Franco e Henrique Blecher.
Outro objetivo é fortalecer a FDV como polo sociocultural na região da Pequena África, no Centro do Rio. O Labec vai desenvolver pesquisas empíricas e ações voltadas à educação para a cidadania para além do currículo formal.
— O desafio é compreender a cidadania como algo que atravessa todas as dimensões da vida escolar — diz Marcelo Burgos, diretor do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio e um dos coordenadores do laboratório.