28.5 C
Brasília
domingo, fevereiro 15, 2026

CEO da Microsoft AI diz quando a IA irá automatizar a maioria dos trabalhos

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Mustafa Suleyman, CEO da Microsoft AI, afirmou que a maioria das tarefas administrativas profissionais poderá ser totalmente automatizada nos próximos dois anos, delineando um cronograma que afetará trabalhadores de diversos setores, incluindo direito, contabilidade e marketing.

Em entrevista ao Financial Times, Suleyman disse que a IA está se aproximando do que ele descreveu como “desempenho em nível humano” na maioria das funções administrativas.

“Acredito que teremos um desempenho em nível humano na maioria, senão em todas, as tarefas profissionais”, disse ele. “Portanto, o trabalho administrativo, em que você está sentado em frente a um computador, seja como advogado, contador, gerente de projetos ou profissional de marketing, a maioria dessas tarefas será totalmente automatizada por IA nos próximos 12 a 18 meses.”

Ele citou a engenharia de software como um exemplo de como as funções estão mudando, dizendo que os engenheiros de software da Microsoft relataram usar codificação assistida por IA na grande maioria de seu trabalho de programação.

Leia também: Vitalik defende alternativa liderada pelo Ethereum para a “corrida pela IA Geral”

“Portanto, trata-se de uma relação diferente com a tecnologia, e isso aconteceu nos últimos seis meses”, disse Suleyman.

Suleyman afirmou que os avanços no poder computacional agora permitem que os modelos de IA superem a maioria dos programadores, uma mudança que, segundo ele, justifica grandes investimentos, inclusive com a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT. Em outubro, a Microsoft estendeu seu acordo de propriedade intelectual com a OpenAI até 2032, mantendo uma participação de US$ 135 bilhões na empresa.

Apesar desses investimentos exorbitantes, Suleyman disse que a Microsoft deveria desenvolver produtos de IA internamente para construir resiliência e autossuficiência.

“Precisamos desenvolver nossos próprios modelos fundamentais, que estão na vanguarda absoluta, com computação em escala de gigawatts e algumas das melhores equipes de treinamento de IA do mundo”, disse ele. “Essa é a nossa verdadeira missão de autossuficiência.”

Suleyman disse que vislumbra uma “AGI de nível profissional” — uma forma de inteligência artificial geral capaz de executar a maioria das tarefas cognitivas que os humanos conseguem realizar — nos próximos dois anos.

Economistas também estão percebendo essa mudança, afirmando que qualquer pessoa que dependa de um computador para realizar seu trabalho já está em risco.

“Os empregos mais expostos são aqueles que exigem maior escolaridade, pagam mais e envolvem tarefas cognitivas”, disse Tobias Sytsma, economista da Rand Corporation, ao Decrypt. “Historicamente, esse tipo de exposição à IA tem sido correlacionado com reduções no emprego.”

Os formuladores de políticas estão cada vez mais se debatendo sobre como se preparar para o dia em que a IA poderá substituir completamente os trabalhadores humanos. No início deste mês, o senador de Vermont, Bernie Sanders, disse que viajaria à Califórnia para discutir a tecnologia.

“A inteligência artificial e a robótica transformarão o mundo. Hoje, um punhado de bilionários do Vale do Silício está tomando decisões a portas fechadas que moldarão o futuro da humanidade”, disse Sanders em um comunicado. “Enquanto isso, os trabalhadores não têm voz nessas discussões e têm muito pouca visibilidade das rápidas mudanças que já estão em curso.”

Os comentários de Suleyman ecoam os de outros CEOs de tecnologia, incluindo Vlad Tenev, que em janeiro argumentou que a IA impulsionará uma onda de novos empregos, empresas individuais e setores, e não apenas causará deslocamento de empregos.

“Estamos em uma curva de rápida aceleração na criação de empregos, que eu gosto de chamar de ‘singularidade do trabalho’, uma explosão cambriana não apenas de novos empregos, mas de novas famílias de empregos em todos os campos imagináveis”, disse Tenev. “Enquanto a internet deu às pessoas alcance global, a IA lhes dá uma equipe de classe mundial.”

Apesar de sua visão de que a IAG (Inteligência Artificial Geral) estava no horizonte, Suleyman abordou as preocupações com a segurança em torno de sistemas cada vez mais autônomos.

“Só devemos trazer um sistema como esse para o mundo se tivermos certeza de que podemos controlá-lo e operá-lo de forma subordinada a nós, para que os humanos permaneçam no topo da cadeia alimentar e essas ferramentas sejam projetadas para aprimorar o bem-estar humano e servir à humanidade, não para excedê-la”, disse ele.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

Buscando uma carteira com alto ganho, mas sem o sobe e desce do mercado? A Renda Fixa Digital do MB oferece ativos com ganhos de até 18% ao ano, risco controlado e total segurança para seus investimentos. Conheça agora!



[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img