27.5 C
Brasília
segunda-feira, fevereiro 16, 2026

Petróleo tem leve alta com foco em geopolítica e decisão da Opep+

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Depois de operar perto da estabilidade mais cedo, os preços do petróleo têm leve alta na manhã desta segunda-feira (16), em meio a incertezas sobre as tensões entre Estados Unidos e Irã, e por outro lado com avanços nas negociações de paz entre Ucrânia e Rússia. A decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) sobre os níveis de produção também segue no radar dos investidores.

Por volta das 10h, na Intercontinental Exchange (ICE), o petróleo Brent para entrega em abril subia 0,27% a US$ 67,93 por barril. Já na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para março avançava também 0,27%, a US$ 63,07.

“Permanece embutido no mercado um elevado prêmio de risco, diante da incerteza sobre a evolução das tensões entre Estados Unidos e Irã. Comentários do presidente Donald Trump no fim da semana passada, afirmando que uma mudança de regime seria o melhor desfecho para o Irã, devem manter as preocupações”, dizem os estrategistas de commodities do ING, Warren Patterson e Ewa Manthey, em nota.

As declarações de Trump antecedem novas conversas entre Estados Unidos e Irã, marcadas para terça-feira, em Genebra. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos também liderarão as negociações entre Rússia e Ucrânia, que começam no mesmo dia, igualmente em Genebra. “Um tom mais desescalatório tende a levar o mercado a precificar um prêmio de risco menor, permitindo que fundamentos mais baixistas do petróleo ganhem protagonismo e pressionem os preços para baixo”, afirmam eles.

Enquanto isso, cresce o ruído em torno do que a Opep+ poderá decidir sobre os níveis de produção a partir de abril, quando o grupo se reúne em primeiro de março. A Opep+ havia suspendido aumentos de oferta no primeiro trimestre por questões sazonais, mas o balanço continua indicando superávit no segundo trimestre. Apesar disso, alguns membros da Opep+ acreditam que o mercado pode absorver novas altas de oferta. ”Não assumimos aumentos adicionais, de modo que qualquer oferta extra ampliaria ainda mais as expectativas de superávit.”

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img