26.5 C
Brasília
terça-feira, fevereiro 17, 2026

Bolsas da Ásia fecham sem direção, com liquidez reduzida por feriados

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

As bolsas da Ásia fecharam sem direção comum nesta terça-feira, em meio a negociações com liquidez reduzida por causa de feriados. Os mercados da China, Hong Kong, Singapura, Taiwan e Coreia do Sul permaneceram fechados nesta terça-feira devido aos feriados do Ano Novo Lunar. Os mercados dos Estados Unidos ficaram fechados na segunda-feira por conta do feriado do Dia do Presidente.

O índice Nikkei 225 do Japão fechou em queda de 0,42%, a 56.566,49 pontos. Na Austrália, o S&P/ASX 200 avançou 0,24%, a 8.958,9 pontos.

No Japão, o rendimento dos títulos públicos de 20 anos recuou 5,5 pontos-base, para 3,025%, e o dos papéis de 30 anos caiu 6 pontos-base, também para 3,025%. Um leilão de títulos de cinco anos realizado mais cedo teve resultado fraco, o que levou o rendimento desses papéis a cair 4,5 pontos-base, para 1,625%.

A fragilidade da economia japonesa seguiu no foco nesta terça-feira, um dia após a divulgação de dados do Produto Interno Bruto (PIB) muito mais fracos do que o esperado. Na segunda-feira, o país informou que sua economia cresceu a uma taxa anualizada de 0,2% no quarto trimestre, bem abaixo da alta de 1,6% prevista, com os gastos do governo pesando sobre a atividade.

Nesta terça-feira, o iene japonês recuava 0,3% frente ao dólar, para 153,05 por dólar. Os números fracos evidenciam os desafios à frente para a primeira-ministra Sanae Takaichi e devem reforçar sua pressão por um estímulo fiscal mais agressivo, segundo economistas. O Banco do Japão (BoJ) se reúne novamente para decidir sobre juros em março, e os operadores projetam apenas uma pequena chance de alta. Economistas esperam que o banco central aguarde até julho para voltar a apertar a política monetária.

“O mercado provavelmente assumiu que os dados mais fracos do PIB no quarto trimestre incentivarão os planos da primeira-ministra Takaichi de oferecer mais apoio fiscal e reduzir o imposto sobre vendas de alimentos”, escreveram analistas do NAB em nota. “A precificação para altas de juros pelo BoJ cedeu um pouco após os dados do PIB, com apenas 4 pontos-base precificados para a reunião de março e 16 pontos-base para abril.”

Na Austrália, o banco central afirmou nesta terça-feira que concluiu que a inflação teria permanecido persistentemente elevada se não tivesse elevado os juros como fez neste mês, e que ainda não está certo se será necessário um aperto adicional.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img