25.5 C
Brasília
quinta-feira, fevereiro 19, 2026

Pré-mercado: Foco no Índice de Atividade no Brasil e na Tensão entre EUA e Irã

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Bom dia. Estamos na quinta-feira, 19 de fevereiro.

Cenários

A quinta-feira começa com a expectativa de dados de atividade econômica no Brasil e nos Estados Unidos. No Brasil, o indicador mais importante é o índice IBC-Br, do Banco Central, que mede a atividade econômica. A projeção para o indicador, referente a dezembro, é de uma desaceleração de 0,40% no nível de atividade.

Nos Estados Unidos, os investidores esperam o número semanal de pedidos de seguro-desemprego e também o balanço da rede varejista Wal Mart referente ao quarto trimestre. Maior varejista do país, os números da Wal-Mart costumam ser um indicador do nível de atividade da economia americana e do sentimento do consumidor.

O petróleo do tipo Brent está em alta de 1%, cotado a US$ 71 por barril. Os investidores acompanham atentamente a movimentação militar americana em direção ao Irã. Apesar de um ataque direto ser pouco provável, a expectativa de um aumento da tensão eleva os preços do petróleo e pressiona a inflação americana.

Na quarta-feira (18), a Ata da reunião de janeiro do Federal Reserve (FED), o banco central americano, não foi conclusiva sobre o que esperar para as reuniões de março e de abril. A expectativa é de manutenção das taxas nos atuais 3,50% a 3,75% ao ano na reunião de março (94% de probabilidade), assim como na reunião de abril (70,5% de probabilidade).

O texto ressaltou que o panorama econômico atual é marcado por uma expansão sólida, com o mercado de trabalho dando sinais de estabilização após um período de desaceleração gradual. No entanto, a persistência inflacionária continua sendo o principal foco de preocupação, equilibrada por ganhos de produtividade advindos de avanços tecnológicos e automação industrial.

E o fato de a Ata não ter descartado uma alta nos juros se a inflação voltar a subir trouxe uma nova preocupação aos investidores.

Perspectivas

As cotas do Exchange Traded Fund (ETF) EWS iShares MSCI Brazil estão com uma leve alta no pré-mercado, ao passo que os contratos futuros dos principais índices americanos operam em baixa. Isso indica uma volatilidade potencial no mercado nesta quinta-feira.

Indicadores

Brasil

IBC-Br (Dez)

Esperado: – 0,40%

Anterior: + 0,70%

Estados Unidos

Pedidos iniciais de seguro-desemprego

Esperado: 223 mil

Anterior: 227 mil

Índice de atividade industrial do FED da Filadélfia (Fev)

Esperado: 7,5

Anterior: 12,8

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img