O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está agora usando caminhos legais alternativos para impor tarifas, mas críticos afirmam que sua autoridade para aplicá-las ainda é limitada.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no sábado que está elevando de 10% para 15% a tarifa global anunciada na sexta-feira, medida que entra em vigor imediatamente.
Trump reiterou suas críticas à decisão da Suprema Corte que derrubou sua autoridade para impor tarifas com base no International Emergency Economic Powers Act (IEEPA). Em uma publicação no Truth Social no sábado, ele afirmou:
“Como presidente dos Estados Unidos da América, estarei, com efeito imediato, elevando a tarifa mundial de 10% sobre países, muitos dos quais vêm ‘explorando’ os EUA há décadas, sem qualquer retaliação, até que eu chegasse, para o nível totalmente permitido e legalmente testado de 15%.”
Na sexta-feira, Trump anunciou uma tarifa global de 10% a ser adicionada às tarifas já existentes que permaneceram válidas após a decisão judicial, com base em dispositivos legais alternativos previstos no Trade Expansion Act de 1962 e no Trade Act de 1974.
No entanto, o advogado pró-cripto Adam Cochran afirmou que o alcance dessas leis também limita a autoridade de Trump para impor tarifas amplas por tempo indeterminado.
“A lei que ele está usando só permite isso para países com os quais temos déficit, por um período determinado de 150 dias e com um percentual limitado”, disse.
Cada novo anúncio de tarifas por Trump causou turbulência no mercado cripto e ações, com quedas acentuadas que pressionaram os preços dos ativos e aumentaram a incerteza macroeconômica entre os investidores.
Mercado cripto se mantém firme após os anúncios mais recentes
O mercado de criptomoedas, que normalmente registra fortes liquidações em resposta a anúncios de tarifas, se manteve firme após as manchetes mais recentes.

O preço do Bitcoin (BTC) permaneceu estável na faixa dos US$ 68.000, e o Ether (ETH) também se manteve firme, mostrando pouca ou nenhuma variação desde sexta-feira, quando as novas tarifas foram anunciadas.
O indicador Total3, que acompanha a capitalização total do mercado cripto, excluindo BTC e ETH, caiu menos de 1% no sábado e permanece em cerca de US$ 713 bilhões no momento desta publicação.