20.5 C
Brasília
quarta-feira, dezembro 10, 2025

Zelensky diz que Ucrânia pode ter eleição em dois meses

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (9) que seu país pode realizar eleições presidenciais em um prazo de 60 a 90 dias, desde que aliados garantam a segurança durante o pleito.

As declarações do mandatário ucraniano foram feitas depois que o presidente americano, Donald Trump, disse em entrevista ao site Politico que eleições deveriam ser realizadas no país do leste europeu.

O pleito presidencial estava previsto para março ou abril de 2024, mas foi suspenso porque a Ucrânia está sob Lei Marcial devido à guerra com a Rússia, o que impede que eleições sejam realizadas.

“Estou pronto para as eleições”, disse Zelensky a jornalistas ao deixar a Itália, após encontros com a primeira-ministra Giorgia Meloni e o papa Leão XIV.

“Não só isso, estou pedindo – e agora declaro isso abertamente – aos Estados Unidos da América que me ajudem, juntamente com nossos colegas europeus, a garantir a segurança das eleições”, acrescentou, segundo informações da CNN. “E então, nos próximos 60 a 90 dias, a Ucrânia estará pronta para realizar eleições.”

Na entrevista ao Politico, Trump afirmou que “é um momento importante para realizar uma eleição na Ucrânia”.

“Eles estão usando a guerra [como desculpa] para não realizar eleições, mas, bem, eu acho que o povo ucraniano deveria ter essa escolha. E talvez Zelensky ganhasse. Não sei quem ganharia. Mas eles não têm eleições há muito tempo. Sabe, eles falam de democracia, mas chega a um ponto em que deixa de ser democracia”, acusou.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img