23.5 C
Brasília
terça-feira, fevereiro 3, 2026

Espanha bate recorde ao receber 96,8 milhões de turistas estrangeiros em 2025

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

A Espanha estabeleceu um novo recorde de turismo em 2025, ao receber 96,8 milhões de visitantes estrangeiros, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

O número de visitantes internacionais aumentou 3,2% em comparação com 2024, quando alcançou 94 milhões de turistas.

A Espanha é um dos destinos mais populares do mundo, e o turismo representa 12,6% do produto interno bruto. O país ocupa o terceiro lugar na lista do Barômetro Mundial do Turismo da ONU, que classifica os países que mais arrecadam com turismo, depois do Reino Unido e da França.

A receita proveniente de visitantes estrangeiros aumentou 6,8%, atingindo 134,7 bilhões de euros (US$ 158,9 bilhões) no ano passado, em comparação com 126 bilhões de euros em 2024, informou o Ministério do Turismo.

O aumento no número de turistas e em seus gastos atende ao objetivo de transformar “o setor em um modelo mais sustentável e baseado na priorização da qualidade em detrimento da quantidade”, afirmou o ministério em comunicado.

A Catalunha, região nordeste onde se situa Barcelona, ​​atraiu cerca de 20,1 milhões de turistas, 0,6% a mais do que em 2024. Seguiram-se as ilhas do Mediterrâneo e as Ilhas Canárias, um dos principais destinos do turismo de sol e praia pelo qual a Espanha é conhecida.

A maioria dos viajantes é proveniente do Reino Unido (19 milhões), da França (12,7 milhões) e da Alemanha (12 milhões).

Este foi o terceiro ano recorde de viagens desde 2019, o ano anterior à pandemia de Covid-19 que paralisou as viagens internacionais de lazer.

Com a retomada do turismo global, houve pressão sobre o setor hoteleiro na Espanha, principalmente nos centros urbanos, onde os aluguéis de curta duração proliferaram, causando atritos com os moradores locais, muitos dos quais se sentem excluídos do mercado imobiliário e de aluguéis devido ao turismo de massa .

Em todo o mundo, estima-se que 1,52 bilhão de pessoas fizeram viagens internacionais no ano passado, um aumento de quase 60 milhões em relação a 2024, de acordo com o barômetro da ONU.

A maioria dos viajantes é proveniente do Reino Unido (19 milhões), da França (12,7 milhões) e da Alemanha (12 milhões) — Foto: Foto AP/Emilio Morenatti, Arquivo

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img