17.5 C
Brasília
terça-feira, fevereiro 17, 2026

‘Fakeouts e shakeouts’ do Bitcoin liquidam traders nos EUA

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O Bitcoin (BTC) liquidou posições compradas e vendidas na segunda-feira, à medida que negociações com baixo volume desencadearam volatilidade de curto prazo.

Principais pontos:

  • O Bitcoin registrou manipulações em prazos curtos que eliminaram tanto posições compradas quanto vendidas durante o feriado bancário nos Estados Unidos.

  • A ação de preço do BTC apresentou “breakouts e shakeouts” enquanto permaneceu em uma faixa estreita.

  • Comparações com o mercado de baixa de 2022 continuam, agora com foco no RSI semanal.

Apertos de liquidez no preço do BTC sacodem traders

Dados do TradingView captaram movimentos bruscos dentro de uma faixa estreita de preço do BTC durante o feriado bancário nos Estados Unidos, com máxima em US$ 70.000.

Gráfico de uma hora de BTC/USD. Fonte: Cointelegraph/TradingView

Com Wall Street fechada, livros de ordens mais enxutos facilitaram a influência de grandes participantes sobre a ação de preço no curto prazo. Isso resultou em vários “apertos” que impactaram tanto posições compradas quanto vendidas.

Dados da plataforma de monitoramento CoinGlass mostraram US$ 120 milhões em liquidações no mercado de criptomoedas nas quatro horas até o momento da publicação.

Blocos de ordens de compra e venda foram eliminados no dia, com novas “paredes” posicionadas imediatamente acima do preço conforme ele caía, aumentando a pressão de baixa.

Mapa de calor de liquidações do BTC. Fonte: CoinGlass

“A volatilidade está muito mais alta, algo que também estamos vendo em praticamente todos os outros mercados recentemente. Definitivamente não é um período calmo para os mercados ao redor do mundo”, comentou o trader Daan Crypto Trades em publicação no X.

Volatilidade histórica do Bitcoin. Fonte: Daan Crypto Trades/X

A plataforma de análise Material Indicators descreveu o desempenho recente do preço do BTC como “breakouts e shakeouts”.

Um gráfico complementar monitorava tanto a liquidez quanto a atividade de baleias no par BTC/USDT da Binance.

Dados de liquidez do livro de ordens de BTC/USDT com volume de baleias. Fonte: Material Indicators/X

Ainda assim, o trader CW observou que a pressão compradora estava mais robusta do que no domingo, com exceção da exchange OKX.

RSI do Bitcoin sinaliza mínimas “uma vez por ciclo”

Ao continuar a análise do cenário mais amplo, o cofundador da Material Indicators, Keith Alan, destacou as semelhanças persistentes entre este ano e o mercado de baixa do Bitcoin em 2022.

Segundo ele, as leituras do índice de força relativa (RSI) em prazos semanais apontam para uma fase de formação de fundo no preço do BTC.

“Estou encontrando mais semelhanças com 2022 no gráfico do $BTC à medida que o RSI semanal se aproxima do que historicamente foi, uma vez por ciclo, mínimas em território de sobrevenda”, disse a seus seguidores no X.

“Em 2015 e 2018 marcou o fundo; no entanto, em 2022 levou a uma consolidação de cinco meses antes de estabelecer um fundo macro.”

Gráfico semanal de BTC/USD com dados de RSI. Fonte: Keith Alan/X

O RSI semanal marcava 27,8 na segunda-feira, o nível mais baixo desde junho de 2022. Leituras abaixo de 30 são consideradas de “sobrevenda”.

“Isso não significa que desta vez terá o mesmo desenvolvimento, mas vale acompanhar de perto para identificar semelhanças e desvios no padrão e ajudar nas projeções”, acrescentou Alan.